Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Série revela curiosidades do Museu Nacional do Calçado

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O terceiro episódio inédito da nova temporada de Conhecendo Museus vai até a cidade de Novo Hamburgo, na região Sul do país, para conhecer o Museu Nacional do Calçado. No ar esta quarta-feira (10), às 7h15, na TV Brasil, o programa revela curiosidades do espaço que conserva a memória da atividade coureiro-calçadista do país.

A cidade gaúcha de Novo Hamburgo começou a desenvolver sua economia a partir da indústria calçadista, tornando-se a Capital Nacional do Calçado. O episódio revela que lá instalou-se um museu para guardar a história desse acessório tão importante no dia a dia das pessoas.

Localizado no Campus I da Feevale, o Museu Nacional do Calçado reúne um vasto acervo, com itens criados desde o século XII, além de sandálias gregas antigas. O local também promove  exposições, cursos, seminários, palestras, encontros, concursos, lançamentos de moda e visitas dirigidas.

Com exposições de imagens e peças em acervo, o museu traz os pontos principais da história do setor, marco fundamental do desenvolvimento da região do Vale do Rio dos Sinos. Além de resgatar o passado, o espaço inspira criações futuras, instigando modelistas e profissionais do ramo da moda e do calçado.

Durante o programa de quarta, a produção mostra que o Museu Nacional do Calçado mantém uma exposição permanente de seu acervo, além de promover atividades culturais. É um espaço direcionado a toda comunidade brasileira, principalmente aos setores produtivos do couro, calçados e afins, criadores de moda e designers. No local, é possível realizar uma verdadeira pesquisa histórica, além de encontrar modelos de sapatos dos mais diferentes e inusitados.

Sobre o programa

Com 20 episódios sobre instituições culturais de norte a sul do país, a série traz edição diárias de segunda a sexta. A sequência de programas inéditos está organizada em dois eixos com roteiro de incríveis museus temáticos em dez estados do Brasil. A produção exibida pela emissora pública intercala um destino sobre moda e gastronomia com uma atração voltada para ciência e tecnologia.

Entre os espaços visitados, destaque para o Museu da Rapadura, na Paraíba; o Museu do Calçado, no Rio Grande do Sul; o Espaço Ciência, em Pernambuco; os Museus da Imagem e do Som, de São Paulo e do Rio de Janeiro, e os Museu da Vida e do Amanhã, também no Rio de Janeiro.

De forma dinâmica e objetiva, o Conhecendo Museus promove o resgate da memória nacional na telinha da TV Brasil em cada objeto, obra e documento que é mostrado. Esses espaços são retratados na sua integridade, com a exposição detalhada dos acervos e a revelação das histórias por trás das peças.

Fruto de uma parceria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) com a Fundação José de Paiva Netto (FJPN) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a série divulga bens e valores culturais democratizando o conhecimento gerado por essas instituições, além de divertir e fomentar o surgimento de novos públicos. Sob esse prisma, o programa busca contribuir na formação dos jovens e no desenvolvimento da consciência crítica dos telespectadores.

Com episódios de vinte e seis minutos de duração, divididos em dois blocos, a atração investe em linguagem ágil e moderna. Sem contar com as figuras tradicionais do apresentador e do repórter, a narrativa se apoia em voz off, com texto na primeira pessoa. Para manter um diálogo direto com o público, a visita aos museus é guiada pela câmera, que percorre todos os espaços das entidades culturais.

Serviço
Conhecendo Museus – quarta-feira, dia 10/06, às 7h15, na TV Brasil

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real