Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Senai Toledo reinaugura oficina automotiva com a presença do presidente da Fiep

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Gazeta de Toledo

Por Marcos Antonio Santos

O Sistema Fiep reinaugurou, nessa quinta-feira, 21, em Toledo, as novas instalações do Laboratório de Manutenção Automotiva do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), destinado a cursos que formam profissionais para a área automotiva. Na remodelada oficina, foram investidos mais de R$ 100 mil em reformas e na aquisição de novos equipamentos, que atenderão as demandas de formação em mecânica básica leve. Nesse novo espaço, serão capacitados profissionais preparados para atender às atuais e futuras demandas da indústria automotiva paranaense.

A cerimônia contou com a presença do presidente do Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Vasconcelos, além de lideranças do setor industrial de Toledo e região.

Com uma média de 210 alunos formados por ano até agora, a nova oficina terá capacidade de ampliar esse número, oferecendo cursos com maior qualidade e uma infraestrutura mais adequada. A revitalização do espaço foi definida em parceria com o Sindicato das Empresas de Reparação de Veículos e Acessórios de Toledo (Sindirepa Toledo), que representa o setor no município e na região.

MÃO DE OBRA- O presidente do Sindirepa Toledo, Wanderlei Kuhn, destacou a grande preocupação do setor com a falta de mão de obra qualificada e celebrou a conquista como uma parte significativa desse processo, ressaltando o orgulho de compartilhar o novo ambiente com todos os colaboradores. “Antes da revitalização, esse espaço não era tão bom. Hoje, já nos oferece condições muito melhores para formarmos novos profissionais. Em parceria com o Senai de Cascavel, realizamos anualmente a formação de 15 turmas e conseguimos capacitar até 300 profissionais por ano. Não fosse essa escola, nossa área estaria ainda mais carente. Essa reinauguração é extremamente importante. Com a revitalização da estrutura, nosso objetivo é aumentar a entrega de profissionais ao mercado, oferecendo maior qualidade, conforto e segurança para os treinamentos e a formação”, afirmou Kuhn.

Ele complementou: “Nosso propósito é ainda maior. Precisamos avançar, trazendo tecnologias modernas e capazes de suprir as necessidades desse mercado tão carente. Essas tecnologias visam transformar o setor, utilizando mão de obra de ponta para as empresas, que não param de crescer. A falta de profissionais qualificados é um grande desafio em todas as áreas, mas na automotiva essa escassez é ainda mais crítica. Precisamos nos unir para fazer a diferença e vencer essa luta. O presente depende do nosso trabalho, e o futuro será resultado do nosso esforço e dedicação”.

FIEP – Edson Vasconcelos destacou que um dos papéis da Fiep é transformar o Senai e o Sesi (Sistema S) em referências em segurança, saúde e trabalho no Paraná. “A indústria precisa ser Sesi. O crescimento desse programa nos próximos anos será expressivo. É uma iniciativa voltada à valorização dos sindicatos, e as empresas precisam ser associadas. Essa é também uma oportunidade para os sindicatos buscarem novas associações. Além disso, no Colégio Sesi, mudamos a política para que o egresso esteja mais próximo da indústria. Hoje, nossa taxa de conversão de alunos do Sesi para o mercado industrial é inferior a 10%. Se for filho de funcionário de uma indústria sindicalizada, ele terá um caminho mais facilitado”, afirmou.

Segundo Vasconcelos, a Fiep retomará sua atuação no interior, e os Conselhos Regionais voltarão a ter uma participação mais expressiva, realizando oficinas, ouvindo os industriais e criando agendas propositivas. “Queremos pressionar os órgãos públicos para que retomemos uma pauta de política industrial no estado. A política industrial é essencial para o Paraná, pois onde há indústria, o PIB e o PIB per capita são maiores. A indústria gera orçamento para projetos sociais e empregos de qualidade. Precisamos mostrar a importância da indústria para a sociedade e o poder público. O Paraná tem todas as condições de fortalecer sua pauta industrial, com infraestrutura, mobilidade, energia, empregabilidade e desburocratização. Esses são fatores essenciais tanto para os municípios quanto para o governo estadual”, enfatizou.

Escola Sesi de Referência da Indústria em Cascavel


Também na região Oeste, nessa quinta-feira, o Sistema Fiep realizou a cerimônia de lançamento da nova Escola Sesi de Referência da Indústria em Cascavel. Com espaço e metodologia inovadoras, a escola funcionará na atual unidade da entidade no município, no Jardim Maria Luiza, que passará por obras de adequação para abrigar a nova estrutura.

A intenção da reforma é modernizar e reorganizar os espaços de aprendizagem, criando uma referência de estrutura física que favoreça a interação e a construção de novas experiências para os alunos, seguindo o projeto educacional do Departamento Nacional do Sesi que está sendo implantado em todo o país.

O espaço abrigará 12 salas de aula, com capacidade para 42 estudantes cada. Também denominadas de ambientes de aprendizagem, as salas serão divididas por área de conhecimento: linguagens e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; matemática e suas tecnologias; e ciências da natureza e suas tecnologias. A nova estrutura terá área total construída de aproximadamente 5,2 mil metros quadrados e contará, ainda, com um Espaço Maker, sala de Robótica, biblioteca, ginásio e cantina.

A Escola Sesi de Referência da Indústria em Cascavel ofertará os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio, com capacidade para atender até 800 estudantes. A previsão é que a obra seja concluída até dezembro de 2025, com início das operações em 2026. O investimento estimado na nova estrutura é de R$ 35 milhões, montante que será dividido entre o Sistema Fiep e o Departamento Nacional do Sesi.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2810 – 24/02/2026

Cotações em tempo real