Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Seminário de Equidade Racial e Cidadania abre a programação dos 21 dias de ativismo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) promoveu, na tarde dessa terça-feira (19), o Seminário de Equidade Racial e Cidadania. O evento antecede o Dia da Consciência Negra, que será celebrado pela primeira vez nesta quarta-feira, 20 de novembro, após a sanção da Lei Federal 14.759/23, a qual torna feriado em todo o país.  

O evento abre a programação da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” foi realizado no Auditório Dom Anuar Battisti (PUC – Toledo). Um dos objetivos é a capacitação e formação continuada de profissionais e servidores públicos municipais. O primeiro módulo da capacitação recebeu o tema de “Racismo contemporâneo”. 

O módulo 2 terá “Equidade e Práticas Inclusivas – A cidade como espaço de acolhida e pertencimento” como tema e está marcada para o dia 26 de novembro, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h, no Anfiteatro Moacir Galante, no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen). Já o módulo 3 (Letramento Racial e Administração Pública Racializada) ocorrerá no dia 3 de dezembro, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, no Anfiteatro do Centro de Eventos Ismael Sperafico.

A secretária de Desenvolvimento Humano, Rosiany Favareto, disse que é a primeira vez que este seminário leva esse nome (Equidade Racial e Cidadania). “O importante é iniciar essa discussão, é uma temática que precisamos abordar, temos primeiro que mostrar para as pessoas que o preconceito e o racismo existe e está enraizado em nossa cultura. Trazer o tema para debate já é um grande passo e um desafio, principalmente quando a maioria dos participantes são pessoas não pretas”, avaliou. 

O promotor de justiça, José Roberto, apresentou alguns números de processos criminais de racismo. No Paraná, haviam 63 processos em 2021; 120 em 2022; já em 2023 quase dobrou novamente, indo para 228; e até o início desta semana somavam 214 processos. Trazendo para a realidade de Toledo: 2021 (1), 2022 (2), 2023 (6) e 2024 (5). Se levar em consideração friamente, os números refletem menos de 0,01% dos processos criminais. 

Racismo contemporâneo – o objetivo deste módulo é lembrar que o racismo é uma forma de discriminação e preconceito que se baseia em características étnicas, como tom de pele e traços físicos. É uma ideia que parte do pressuposto de que existem raças superiores e inferiores e que leva a desvantagens para determinado grupo racial. 

O racismos pode se manifestar de diversas formas, como: preconceito, discriminação racial, piadas, expressões racistas, eufemismos para se referir a negros ou pretos, pela desconfiança da índole de alguém por sua cor de pele, entre tantos outros modos. 

Para debater essas temáticas, participaram como convidados o artista grafiteiro e coordenador da Central Única das Favelas (Cufa) de Toledo, Isaac Souza de Jesus; o promotor de justiça José Roberto Moreira; e a psicóloga Thais Rodrigues dos Santos. 

Entre as autoridades presentes, também estavam os representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Toledo, Valter Freitas e Maria Cecília Ferreira. “Muitos desses desafios são constantes e às vezes a gente normaliza isso. Não falar disso não fará o racismo desaparecer. Temos que ser sensíveis a essas questões e pensar em políticas públicas inclusivas”, declarou Valter durante a abertura do seminário.

Para a abertura das atividade do dia, bailarinos da Baillare Escola de Dança subiram ao palco para representar a violência contra a mulher dentro de um relacionamento a dois. Na coreografia, retrataram as três fases do ciclo da violência, aumento da tensão, ato de violência e arrependimento.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real