Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Semana inicia com muito chuva no Sul e encerra com quedas bruscas nas temperaturas do Centro-Oeste, Sudeste e Sul

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Chuvas no PR podem passar de 200 mm no acumulado da semana e quedas nas temperaturas devem variar de 8 a 16 graus em quase toda metade sul do Brasil

A semana foi marcada por chuvas volumosas na parte sul do país. A tendência, segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a frente deve avançar para outras regiões do país nos próximos dias. 

Segundo Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, após a passagem do sistema, um frio intenso deve atingir tanto o sul do Brasil e também áreas da região central do país. Os mapas do Inmet mostram que as chuvas no sul foram expressivas, com volumes entre 50 e 60 milímetros no acumulado dos últimos cinco dias. 

Veja o mapa de acumulado dos últimos cinco dias em todo o Brasil: 

Últimos 5 dias - Inmet
Fonte: Inmethttps://1a8432f84304fb52041b93e63bb6e238.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Os modelos mais recentes do Inmet indicam que chuvas volumosas no final de semana para o norte do Rio Grande do Sul e para Santa Catarina. No domingo, as condições avançam também para o Paraná e Mato Grosso do Sul. As previsões indicam que as chuvas devem ter forças para chegar até São Paulo a partir do dia 17, próxima segunda-feira.

Os ventos fortes na atmosfera devem se manter em atuação no sul do Brasil e chama atenção os volumes previstos para o Paraná, onde os acumulados podem ultrapassar os 200 mm na próxima semana. “Uma semana chuvosa na região sul do Brasil, principalmente no Paraná acima de 200 mm, mais do que a climatologia do mês”, comenta. 

A partir do dia 22 uma massa de ar frio deve ganhar força e derrubar as temperaturas no sul do Brasil, Sudeste e Centro-Oeste, com destaque para a região oeste dos estados. Francisco destaca que o declínio deve acontecer entre 8 e 16 graus, afirmando que o ar deve passar de maneira rápida, com duração de dois dias. “Ainda é cedo, mas provavelmente a gente pode ter condição de geadas nas serras de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Sudoeste do Paraná”, comenta. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para o final de semana: 

https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/ea970ddd5a1353ded90eb08bf734758d.gif


Fonte: Inmet 

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2805 – 27/01/2026

Cotações em tempo real