Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Semana do Livro: PUCPR Toledo promove Clube do Livro e oficinas abertas à comunidade

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Seminário será realizado no Auditório da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), campus Toledo. Foto: Divulgação/PUCPR

Técnico de laboratório da universidade é autor de romance e ministra oficina de poesia durante a programação, que celebra o Dia do Livro com atividades culturais gratuitas 

Mesmo com todos os avanços da tecnologia, há quem não resista ao prazer de uma boa leitura, mergulhar em histórias a cada virada de página e até sentir o cheirinho de um livro recém-aberto. Pensando nisso, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Câmpus Toledo promove o Clube do Livro e uma série de atividades para celebrar a Semana do Livro, de 20 a 31 de outubro.

A programação especial é gratuita e aberta à comunidade, e conta com exposição de artes, apresentações culturais, oficinas de poesia e encontros literários. O ponto alto da agenda é o Dia do Livro, em 23 de outubro, data que também marca a fundação da Biblioteca Nacional. 

“O objetivo é valorizar as bibliotecas como centros de saber e cultura, além de incentivar o hábito da leitura”, destaca a bibliotecária Kely Comin Grigoletto, que organiza o Clube do Livro no Câmpus desde 2018. Os encontros acontecem quinzenalmente e estão abertos a todos os interessados. “Quem apresenta escolhe o livro e o tema, e muitas vezes abrimos espaço para uma boa conversa. Só avisamos que o final da história nem sempre é revelado”, brinca Kely. 

Um dos destaques da programação é a participação do técnico de laboratório José Domingos, apaixonado por poesia e autor do romance “Um amor para dois”, lançado neste ano na própria biblioteca da PUCPR. Formado em Química, ele começou a escrever depois de ajudar a filha em uma tarefa escolar. “Comecei a ler e escrever, participei de concursos, fiz cursos, e na pandemia decidi me dedicar mais. Escrever se tornou uma paixão”, conta. 

Durante a Semana do Livro, José Domingos ministra uma oficina de poesia, onde compartilha sua experiência e inspira novos leitores e escritores. “Gosto muito do Clube do Livro, de ouvir e trocar histórias. Pretendo continuar escrevendo e, quem sabe, me dedicar ainda mais à literatura quando me aposentar”, afirma. 

 
Serviço: 

Semana do Livro da PUCPR Toledo 

Local: PUCPR Câmpus Toledo – Av. União, 500 – Vila Becker, Toledo – PR 

20 a 31/10 – Exposição de Artes 

“Entre linhas e Essências” 

Artista plástica: Kênia Spielmann – Spiza_Art 

27/10 – 20h30 – Oficina de Poesia  

Com José Domingos, autor e colaborador da PUCPR Toledo 

28/10 – 20h30 – Clube do Livro 

Livro: A natureza da mordida, de Carla Madeira 

Apresentação: Jorge Junior Tonel (Cast Club)  

 29/10 – 20h30 – Noite Cultural 

Coro Feminino Clareana – regente Djonathan Ledur 

Mostra de Danças ArteMúsica (Jazz)

Fonte: PUCPR

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2794 – 02/10/2025

Cotações em tempo real