Está aberta oficialmente a Semana do Agricultor, uma ação inédita da Prefeitura de Toledo, através da Secretaria da Agricultura e Proteína Animal. O ato simbólico aconteceu nesta quinta-feira, 24, na propriedade da família Della Pasqua, em Linha Flórida, onde Andréia e Júlio, ao lado de, Ana Carolina, Ezequiel, Lucas, Tuany, Jean Carlos e Estefani receberam o prefeito Mario Costenaro e o vice Lucio De Marchi para um café da manhã muito especial: com as dezenas de produtos feitos na propriedade de 43 alqueires, sendo aproximadamente 15 preservados e com espaço para trilhas, dentro do projeto de turismo rural.
Entre queijos finos premiados, pães caseiros e geléias deliciosas, a comitiva da Prefeitura de Toledo foi recebida com muito amor e carinho, um símbolo visível em todos os cantos da propriedade, como ressalta o prefeito Mario Costenaro. “Não poderia haver um lugar melhor para começar a comemoração da Semana do Agricultor. Aqui temos realmente elementos daquilo que pensamos e que representa o desenvolvimento de Toledo”, destaca o prefeito ao citar o esmero na organização dos espaços. “É muito agradável chegar aqui, além de ver a família toda integrada no negócio, isso é extremamente importante por estarmos num momento diferente. Toledo é importante para o mundo”, diz.
O vice-prefeito Lucio De Marchi aponta ainda a importância da sucessão. “Aqui temos um exemplo de uma família unida, organizada e produzindo itens de qualidade”, ressalta ele, acrescentando que “Toledo deve muito pelo que é à valentia destes agricultores pioneiros”.

Tradição – A família Della Pasqua está em Linha Flórida desde a década de 60, quando o casal Hélio e Alzira se instalaram por ali e foram ficando até ajudarem a construir ao lado da família o lugar de hoje. Andreia Della Pasqua lembra que a atividade principal é a produção de grãos. Mas ali está instalada uma pequena agroindústria, “onde a gente produz queijo, doce de leite e geleias e também trabalhamos com o turismo rural”, cita.
A produtora ressalta que a volta da Secretaria da Agricultura, por decisão do prefeito Mario Costenaro, é um sinal de respeito com o agronegócio. “A gente, vendo que nossa cidade é o agro, pelos números, onde pelo 12º ano consecutivo Toledo lidera o ranking da produção, a gente fica muito satisfeito, é importantíssimo”.
E o que representa para a família abrir a Semana do Produtor? “É onde o coração bate mais forte, porque a gente sente muito orgulho em ser agricultor. Produzir alimentos é o que satisfaz a gente. A gente faz o que a gente gosta”, resume.
O secretário da Agricultura e Proteína Animal, Luiz Carlos Bombardelli, destaca a importância da sucessão familiar na propriedade dos Della Pasqua. “Eles fazem parte de uma queijaria de queijos finos, eles fazem parte de uma produção de geleia e nós temos toda família envolvida com atividade. O que a gente já pode ver que existe a sucessão familiar, que é isso é um é um feito muito importante para que a pecuária e a agricultura de Toledo se mantenha crescendo”.

O secretário lembra ainda dos pioneiros que fizeram a diferença, “que há 50, 60 anos vieram basicamente do Sul do país. Aqui se estabeleceram e fizeram Toledo crescer ao lado de suas famílias” e frisa sobre a cidade fazer história mais uma vez no agro ao criar a Semana do Agricultor.
“Fizemos uma semana para reconhecer esses produtores, essas pessoas do campo que tem um trabalho mais difícil às vezes e fazem essa produção de alimentos para que a cidade inteira ganhe na economia que circula durante o ano”, finaliza Bombardelli.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo