Foto: Nelson Schnorr/Itaipu Binacional

Pelo segundo ano consecutivo, empregados da Segurança Empresarial da Itaipu, em parceria com a Polícia Federal, Núcleo Especial de Polícia Marítima e o Batalhão de Fronteira da Polícia Militar do Paraná, realizaram uma ação para retirar acampamentos clandestinos e materiais prejudiciais ao meio ambiente encontrados ao longo da Faixa de Proteção do reservatório da hidrelétrica.

A ação, que aconteceu nos dias 16 e 17 de julho, conseguiu recolher aproximadamente 10 toneladas de entulhos, plásticos e objetos, inclusive muitos recipientes de agrotóxicos.

Foram 68 pontos fiscalizados, localizados em diversos municípios lindeiros, como Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Santa Helena, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu, Guaíra e Pato Bragado.

O empenho da Segurança Empresarial em preservar o meio ambiente e manter a faixa de proteção do lago de Itaipu é umas das metas estabelecidas pela Diretoria Administrativa. A ação é realizada em parceria com a Superintendência de Meio Ambiente da Diretoria de Coordenação, que tem dado o apoio logístico necessário e a destinação adequada dos materiais retirados da Faixa de Proteção.

A Faixa de Proteção ocupa uma área total de 34.000 hectares reflorestados às margens do reservatório e desempenha um papel de extrema importância para a manutenção do lago da Itaipu Binacional. Além de ser uma barreira natural para a conservação dos habitats da fauna e flora nativas, ela ajuda a evitar a poluição e assoreamento que comprometem a qualidade da água e a redução da vida útil do lago.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Itaipu Binacional