A Secretaria de Estado da Segurança Pública assinou um novo convênio de compartilhamento de informações, desta vez, com o município de Sarandi. A cidade que fica próxima de Maringá, na região Noroeste, é a quinta a compor de rede de dados, mas a primeira no Interior. Além de permitir ações como a criação de boletins de ocorrência por parte do município, o documento tem o objetivo de agilizar as investigações da secretaria.

“Estamos ampliando esta cadeia de compartilhamento e quem ganha é a população. Com as informações que a Sesp compartilha, os municípios ganham em tecnologia e nós em maior rapidez para investigar crimes”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.

Para o deputado estadual soldado Adriano José, o termo de cooperação técnica possibilita uma gestão cada vez mais integrada e consolidada. “Esta é uma inovação deste Governo, que vem ao encontro daquilo que a gente tanto luta na Assembleia Legislativa, que é uma segurança pública forte e de qualidade para os paranaenses”, destacou.

Com a assinatura do convênio, Sarandi, que já tem uma delegacia da Polícia Civil e uma companhia da Polícia Militar, poderá acessar ferramentas de gestão de dados e de diagnóstico de ocorrências que envolvem o município. O termo permite, inclusive, consultar e elaborar relatórios dos sistemas Boletim de Ocorrência Unificados (BOU).

O acordo foi comemorado pelo prefeito do município, Walter Volpato.  “Estamos aparelhando nossa Guarda Municipal com tecnologia e viaturas e o apoio da secretaria é fundamental. Juntamente com as polícias Militar e Civil, ela faz um trabalho excepcional na cidade. Porém, essas informações não chegavam à Segurança do nosso Estado. Com esta ação tudo será registrado e contabilizado, juntamente com os dados da Sesp”, explicou.

Segundo o prefeito, além de confeccionar boletins de ocorrência, os guardas municipais ainda poderão verificar dados do Business Intelligence (BI), sistema de estatísticas criminais da secretaria estadual. “O trabalho das forças policiais inclui diversas ações feitas em conjunto. É muito importante este tipo de acordo para que estejamos cada vez mais integrados”, disse.

Com o convênio, a Guarda Municipal também terá o acesso às informações de mandados gerais e da situação de veículos em relação a possíveis irregularidades ou questões administrativas.

“É tão relevante esse acordo de cooperação técnica com a Secretaria Estadual da Segurança Pública porque agora a Guarda Municipal terá identidade. Hoje, o Estado ainda não consegue ver, em dados, o resultado do trabalho dos guardas municipais, e esse termo permitirá isso”, explicou o secretário municipal de segurança, David de Souza Cruz.

Em contrapartida, a Segurança Pública poderá acessar dados de contribuintes do município relativos à segurança, à saúde e à educação, assim como a notificações de agravo contra a mulher e a criança. O município fica responsável por fornecer a Base Cartográfica de Sarandi, com pontos de interesse para a pasta.

“Assim como com Sarandi, já firmamos o acordo com outros quatro municípios e estamos incentivando que mais cidades integrem esta rede de informações. É algo realmente importante para a gestão plena de segurança pública, seja em âmbito municipal ou estadual”, destacou o secretário Marinho.

REDE INTEGRADA – Já compõe o banco de compartilhamento de informações outros quatro municípios: São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul, Pinhais e Campo Largo, todos da Região Metropolitana de Curitiba. O objetivo é que outras cidades também assinem o termo de cooperação técnica nas próximas semanas.