Orientação é que a população procure respeitar o calendário de coleta; uma ‘força-tarefa’ foi criada para resolver o acúmulo de lixo das festas do fim de ano
Com a chegada das festas do fim de ano é comum um aumento na geração do lixo orgânico e também do reciclável. Mas neste início de 2025 o problema se agravou porque, na reta final de 2024, durante duas semanas a coleta acabou não sendo realizada. Atrelado a isso houve também o fechamento do Eco Ponto no Jardim Coopagro.
Por isso, a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Toledo, em parceria com a Secretaria da Infraestrutura e a empresa terceirizada Costa Oeste – responsável pela coleta – “está realizando uma ‘força-tarefa’ esta semana a fim de normalizar essa situação”, explica a secretária do Meio Ambiente, Luciana Alves Fogaça.
Ela destaca que, em relação aos horários, a coleta de lixo orgânico mantém a programação normal “e está previsto que até o fim de semana se normalize. A coleta de reciclados também mantém a programação”.
Luciana Fogaça frisa que esta ‘força-tarefa’ está com mais três equipes para atender as demandas. “Até a próxima semana esperamos que a situação esteja normalizada. Mas pedimos à população que continue fazendo a separação adequada do lixo e que aguarde o dia da coleta e evite o descarte em canteiros, terrenos baldios ou esquina de ruas, pois o descarte irregular é crime”.
Caso seja possível, a orientação é denunciar através do número 156.
Locais – Além da opção da coleta, existem mais três opções de descarte do lixo em Toledo. Nos contêineres amarelos (recicláveis) e marrons (orgânicos) espalhados em vários pontos da cidade; ainda no Aterro Sanitário localizado na PR 317, Km 10 (sentido Ouro Verde do Oeste). O local fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. No sábado, o atendimento é das 8h às 12h.
E ainda no Ecoponto do Santa Clara IV, situado na Rua Mate Laranjeira, 2.950. O local fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. No sábado, o atendimento é das 8h às 12h.
“Contamos com o apoio de toda a população”, finaliza a secretária do Meio Ambiente.