Foto: Ricardo Morante/Secom

Imunizar a população dos grupos prioritários de forma rápida. Com esse intuito, nesta quarta-feira (24) a Secretaria de Saúde disponibilizou 860 doses para os trabalhadores da saúde. Foram atendidos nesta etapa quem atua nos serviços ambulatoriais e hospitalares, farmácias, sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados (Covid-19) e demais atividades relativas à saúde humana.

Esses profissionais integram o Grupo 9 da primeira fase do Plano Municipal de Imunização. De acordo com as informações da Secretaria de Saúde, as senhas nos três pontos de vacinação terminaram às 9h30 e por volta das 12h todas as doses já haviam sido aplicadas. “Tivemos fila no início da manhã pois os profissionais estavam aguardando a imunização, porém tudo transcorreu de forma organizada e antes da tarde já havíamos atendido todos”, explicou a responsável pelo imunização contra o coronavírus em Toledo, Sonia Pessi.

A enfermeira ainda explicou que as doses não foram suficientes para conclusão da vacinação dos trabalhadores da saúde. “Ainda temos uma pequena parcela para vacinar, principalmente cuidadores domiciliares e outros profissionais. Porém, para eles terem acesso à imunização é preciso que sejam disponibilizadas mais doses pelo Ministério da Saúde”, explicou.

Idosos 73 anos ou mais

A dispensação de vacinas será retomada nesta quinta-feira (25) para os idosos com idade acima de 73 anos. Serão 600 doses, com 200 em cada ponto de vacinação. A 20ª Regional de Saúde realizou a entrega de doses na noite da última segunda-feira (22) para o público de 70 anos ou mais. “Temos uma capacidade de vacinação diária, por isso optamos em fazer conforme as faixas etárias. Estamos baixando um ano a cada dia de imunização”, comentou.

Pontos de vacinação

Ginásio de Esportes Hugo Zeni 

Centro de Revitalização da Terceira Idade Wilson Carlos Kuhn – Certi Pioneiro

Centro de Revitalização da Terceira Idade Ernesto Dall’óglio – Certi Coopagro

Documentação necessária para a vacina

Para ter direito à vacina é preciso estar munido de documentos (CPF, documento com foto e comprovante de residência) e não apresentar comorbidade que os impeçam de receber a dose. Aqueles que não tiverem como comprovar seu endereço, podem preencher uma declaração de residência que está disponível neste link. “Como a vacina está sendo distribuída aos municípios de acordo com sua população, Toledo poderá vacinar apenas os idosos residentes em seu território”, pontua Sonia Pessi.

Acamados

Para os pacientes acamados (sem condições de locomoção e restritos ao leito) destas faixas etárias é necessário que o cuidador ou responsável entre em contato pelo (45) 3378-8369 para programar a vacina em domicílio.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação