Esta semana tiveram início as obras de recuperação asfáltica na Linha Santa Terezinha. No total serão cinco quilômetros de recuperação de estrada, realizada pela Secretaria de Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos, juntamente com a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur). A obra tem um custo aproximado de R$ 3,66 milhões, com estimativa preliminar de conclusão em janeiro de 2026.
A obra consiste em construir uma base de rachão compactada e, acima dela, uma camada de brita graduada, para que assim, a camada asfáltica possa ser colocada e tenha uma resistência maior.
“A realização da recuperação desta estrada é muito importante, pois é uma forma de valorizar o interior, além de ser uma mão na roda para a comunidade e aqueles que passam pela via”, frisou o secretário de Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos, Fabio Leal.
Para o morador da comunidade, João Kliemann, essa obra traz alívio aos moradores. “Há muito tempo a comunidade já estava correndo atrás da realização dessa obra, pois a estrada anterior foi realizada em cima de uma base que não estava preparada e acabou não resistindo muito. Finalmente, agora com o prefeito Mario, podemos ficar tranquilos quanto a estrada, é outra rua!”.

Pensamento semelhante tem José Wille, que mora em frente ao ponto de partida das obras. “Era um antigo sonho nosso ver essa estrada recuperada e só podemos agradecer pelo empenho em tão pouco tempo”, comemorou o morador.
O diretor técnico da Emdur, Cesar Adriano Krueger, deu mais alguns detalhes técnicos sobre a obra e ressaltou que basicamente está sendo construída “uma estrada nova” diante dos investimentos que estão sendo feitos pela Prefeitura de Toledo.
Na visão do prefeito Mario Costenaro, que visitou a obra nesta semana, é exatamente isso. “Este foi um dos primeiros trechos do interior que visitamos e determinamos um estudo completo para identificar o que era necessário fazer e agora está sendo feito um trabalho de qualidade para melhorar a vida de quem trabalha e produz no interior de Toledo”, avaliou o prefeito.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo