Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Secretaria de Educação de Toledo realiza último módulo da Formação Continuada dos Cozinheiros 2025

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Wanderson Schumacher

A Secretaria da Educação (Smed) promoveu, na segunda-feira (8), o quarto e último módulo da Formação Continuada para Cozinheiros de 2025, no Auditório Moacir Galante, anexo ao Colégio Estadual Castelo Branco (Premen). A formação totalizou 32 horas de atividades, em que participaram aproximadamente 160 servidores municipais, incluindo profissionais da Cozinha Social, das escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e dos serviços gerais.

Pela manhã, a equipe do Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (Neddij), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), conduziu a palestra “A Judicialização do Direito da Criança”. A explanação foi realizada pela professora Elaine Cristina Francisco Volpato, acompanhada da advogada Ester Côco Bragantine e da psicóloga Mel Ludeke Katbeh, que abordaram aspectos legais e sociais relacionados à garantia de direitos.

No período da tarde, o Setor de Serviço Social da Smed trouxe a temática “Direito à Educação e o Programa Toda Criança na Escola”. A apresentação contou com a participação das profissionais Adelia Rodrigues e Elizangela de Souza, além das nutricionistas da Educação: Elly Borilli, Juliana Veit, Maria Isabel Bonaldo, Marluce Philippsen e Francielle de Carvalho. Foram discutidas a importância do acesso universal à educação e as estratégias do programa para assegurar a permanência dos alunos na rede municipal de ensino.

A nutricionista e responsável técnica da alimentação escolar municipal, Elly Borilli, explicou que a formação continuada é realizada todos os anos, normalmente relacionada a nutrição e alimentação, mas em 2025 teve um tema diferente. “Resolvemos trazer algo voltado ao direito da criança e ao adolescente, pois, não é só o professor, mas os cozinheiros também têm um papel de educadores, uma vez que têm contato diariamente com alunos”, destacou.

Foto: Wanderson Schumacher

Formação – O primeiro módulo foi voltado às boas práticas na alimentação e segurança no trabalho, em que foi apresentada a importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e primeiros socorros. O segundo módulo trouxe psicólogos da Smed e a Secretaria da Mulher, que abordaram a proteção da mulher e de crianças, e sobre a era digital, com reflexões sobre impactos do uso excessivo das tecnologias. O terceiro módulo foi integrado com professores da rede municipal, com diversas palestras, grupos de trabalhos e mesas redondas em locais diferentes sobre temas da educação.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2793 – 25/09/2025

Cotações em tempo real