Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Secretaria da Mulher realiza ação de combate ao feminicídio

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A Secretaria de Políticas para Mulheres realizou na segunda feira (22) na Praça Willy Barth, uma ação de conscientização contra o feminicídio. Com o nome “Nenhuma a menos – o retrato do feminicídio no Paraná”, o ato foi também uma homenagem às 82 mulheres vítimas do feminicídio no estado entre maio de 2018 e maio de 2019. Cada uma das vítimas foi representada por uma cruz, sendo que duas eram em Toledo. 

Foram entregues panfletos informativos para os pedestres e motoristas, que explicavam sobre os tipos de violências e as atitudes que podem ser consideradas assédio. O evento contou com o apoio da Patrulha Maria da Penha, Guarda Municipal, Núcleo Maria da Penha (Numape), Delegacia da Mulher, e a organização é da Procuradoria Especial da Mulher. No período da tarde a ação teve continuidade no Terminal Urbano da Vila Pioneiro.

A secretária Larissa Ribeiro destaca que além de orientar, o ato também objetiva divulgar a rede de atendimento e proteção para as mulheres. “Queremos que essas mulheres se sintam fortalecidas e tenham coragem de fazer a denúncia, para que não fiquem vivendo uma situação de violência dentro de casa”.

[bsa_pro_ad_space id=7]

“É preocupante, realmente é uma coisa muito triste, espero que a mobilização dê resultado”. Assim foi a reação de Neusa Elias ao conhecer os números apresentados. Ela passava pelo local e também recebeu as orientações, assim como Diandra Dias, que deu a receita para reduzir as estatísticas que preocupam tanto. “Dar mais amor, carinho, confiar mais, e orar”.

O dia 22 de julho é referência à data da morte da advogada Tatiane Spitzner pelo marido, em 2018. O fato ainda motivou a criação da Lei 19.873, proposta pela deputada estadual Cristina Silvestri, e instituiu a data como o Dia D de combate ao feminicídio.

Atendimento

“É triste, mas a realidade é que recebemos a cada dia de duas a três mulheres pedindo ajuda”, destaca Larissa.

Ela acrescenta que a Secretaria de Políticas Para Mulheres faz atendimento psicoassistencial para as vítimas, treinamentos e palestras em locais diversos, além de divulgação de acontecimentos em relação à violência doméstica. “Estamos realizando algumas ações nas escolas, para que as crianças levem a orientação para os pais. Sabemos que através dos filhos é uma das melhores maneiras de levar a informação para casa”.

Larissa informa que o primeiro passo a ser dado pela mulher que se sentir ameaçada é procurar a Delegacia da Mulher ou a Secretaria de Políticas para Mulheres. “Em um desses lugares ela vai receber todas as orientações que precisar. Também é importante fazer um Boletim de Ocorrência na delegacia, onde também poderá abrir a Medida Protetiva”.

A Secretaria de Políticas para Mulheres atende das 8h às 11h45m e 13h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira. Endereço: Rua Mario Pudell, número 140 A, Vila Pioneiro. Telefones: (45) 3252-5528 (45) 3379 3790

[bsa_pro_ad_space id=7]

A Delegacia da Mulher de Toledo fica na Rua Doutor Cyro Fernandes do Lago, 251 – Vila Pioneiro, ao lado do Mini-Hospital. Telefone: (45) 3378-7300

Violência contra a mulher é crime. Denuncie pelo telefone 180

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo

[bsa_pro_ad_space id=7]

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real