Em uma época em que se fala muito sobre crise financeira e uma retomada da economia no país é muito importante que as pessoas e principalmente os jovens tenham consciência sobre o planejamento financeiro. Pensando nisso a Secretaria Municipal da Juventude em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), e com o Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem), promoveu nesta terça-feira (28), no auditório da ACIT uma palestra com o tema ‘Planejamento financeiro’.

 

A palestra foi aberta para os jovens matriculados nas atividades dos dois Centros da Juventude e também para toda a comunidade jovem do município. A ação faz parte das atividades descentralizadas que serão executadas durante todo o ano de 2020 pela pasta da Juventude.

 

O secretário da Juventude, Jairo Cerbarro, salienta que a palestra movimentou muitos jovens de toda a cidade de Toledo, repassando informações importantes acerca de um tema muito propício. “Foi muito gratificante para gente ver o auditório lotado, com mais de 100 jovens participando da palestra. Acredito que eles tenham ido embora com a consciência de que é fundamental receber uma boa educação financeira. Desse modo eles poderão ter um futuro muito bem planejado e estruturado financeiramente, o que com certeza contribuirá para que esses jovens tenham uma melhor qualidade de vida”, destacou o secretário.

 

Jairo reforça a importância desta e de outras atividades programadas para o ano de 2020 e que serão realizadas por meio da parceria entre a Secretaria da Juventude, ACIT e Cojem.

 

“Para o ano de 2020 nós fechamos uma parceria muito especial com a ACIT e o Cojem. Por meio desta parceria ainda vamos organizar mais três palestras para os nossos jovens, com temas em evidência e ligados ao seu dia a dia. Alguns dos temas serão como utilizar e como investir nas mídias sociais e outros temas em alta. Essas são políticas públicas de apoio a juventude, que tem sido tratadas como prioridade por nossa equipe e com parcerias como esta pretendemos ampliá-las”, explicou, Cerbarro.

 

Além da ACIT e Cojem a palestra sobre planejamento financeiro contou com uma parceria com a empresa Win Maker Escola de Finanças. A empresa foi a responsável pela contratação do palestrante, Rodrigo Bourscheidt e pelo desenvolvimento do conteúdo ministrado durante a exposição.

 

De acordo com Mário Uzueli um dos sócios da empresa, a palestra foi voltada para aqueles jovens que já trabalham e cuidam de suas próprias finanças. “A ideia foi demonstrar para os jovens que eles podem ter mais de uma fonte de renda como renda fixa e renda variável. Falamos também sobre como investir na bolsa de valores e outros investimentos que podem servir como uma renda extra. Também orientamos os jovens para que tenham um planejamento financeiro de longo prazo e tomem cuidado para não gastar tudo o que recebem, pois assim estarão sempre no vermelho mesmo que recebam um aumento de salário”, esclareceu.

 

Por fim Mário parabenizou a Secretaria da Juventude pelo trabalho desenvolvido. “Eu acompanho o trabalho da Secretaria da Juventude há muito tempo e sou fã das atividades desenvolvidas na área em Toledo. Por isso a gente abraçou essa parceria e pretende continuar com trabalhos e palestras semelhantes no futuro”, concluiu, Márcio Uzueli.

 

A Secretaria da Juventude atende jovens de 12 a 29 anos através de palestras, oficinas, aulas, cursos e demais atividades voltadas para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens toledanos. Para efetuar a sua inscrição para um dos cursos ou ações disponibilizadas pela pasta, basta se deslocar até o Centro da Juventude Luiza Von Borstel, localizado na Rua Pacífico Dezem, Nº 337, no Jardim Coopagro ou até o Centro da Juventude Marcio Antonio Bombardelli, localizado na Avenida Maripá, Nº 1.831, no Jardim Europa.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo