Foto: Fabio Ulsenheimer

Em homenagem ao Dia do Professor, celebrado na última terça-feira, 15 de outubro, a Secretaria da Educação de Toledo (Smed) realizou, na manhã dessa sexta-feira (18), o “Café do Mestre”. O evento, realizado durante as reuniões semanais com diretores e coordenadores pedagógicos de escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmeis). 

Durante o encontro, prestigiado pelo prefeito Beto Lunitti, os mestres foram homenageados com café da manhã e com a palestra “Nova era educacional: relevância da inteligência emocional”, ministrada pela psicóloga Rafaela Pastore, que é especialista em terapia de família e de casais. “Hoje em dia, são muitas situações que envolvem as crianças, as famílias e os próprios servidores nos estabelecimentos escolares que reiteram a necessidade de o gestor do local estar bem orientado, de forma a fortalecer as suas práticas, inclusive nas questões emocionais. Neste cenário, é preciso que os diretores saibam dialogar de maneira tranquila com todos as partes para encontrar uma solução para os conflitos, os quais são inerentes à condição humana”, explica a secretária da Educação, Dirce Maria Steffens Külzer.

Em sua fala, o chefe do Executivo Municipal destaca a importância dos professores para o desenvolvimento do município, do Brasil e da humanidade como um todo. “Precisamos olhar com profundidade tudo aquilo que está diante de nós, principalmente os pequeninos, que precisam de acolhimento, carinho e respeito. Assim podemos fazer das ferramentas pedagógicas um instrumento de transformação na vida das crianças, de redução das desigualdades sociais. Esta gestão promoveu políticas que colocam Toledo no caminho de se tornar uma referência nacional em educação”, pontua. “Temos grandes responsabilidades em nossa existência e, às vezes, nossos sonhos não são atingidos. Mas isso é uma fotografia do momento e isso não pode nos tirar a energia de sermos ainda melhores. Por isso, peço para que não deixem de olhar para cada criança como uma figura essencial para a sociedade. Nós temos que lutar para que nossos meninos e meninas sejam imprescindíveis para o futuro do nosso município”, salienta Beto.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo