Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Secretaria da Cultura e Biblioteca Pública realizam Viradão da Leitura

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Nesta sexta-feira (23) a Secretaria da Cultura e a Biblioteca Pública Municipal de Toledo realizam a ação Viradão da Leitura em alusão ao Dia Mundial do Livro. A ação acontece na Biblioteca Pública e contará com uma programação online pela fanpage da biblioteca. Além de celebrar o Dia Mundial do Livro, a ação tem como objetivo ressaltar a importância da leitura e do livro na formação cultural e cidadã e debater com a sociedade o engajamento à campanha nacional contra a taxação de livros.

Segundo a secretária da Cultura, Rosselane Giordani, o dia 23 de abril é uma data muito importante para a área do livro e da leitura, pois é quando comemoramos o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor. “Por isso, a data foi escolhida pelo “povo do livro” para uma mobilização de 24 horas de leitura nas redes sociais e nós da cultura não poderíamos ficar de fora dessa grande mobilização”. 

De acordo com Rosselane a mobilização nacional é uma forma da sociedade mostrar que é contra essa proposta de reforma tributária que prevê a taxação de 12% sobre os livros e que se isso se concretizar afetará ainda mais o acesso dos brasileiros aos livros de diferentes regiões e classes sociais. 

Rosselane cita que a pesquisa Retratos da leitura no Brasil mostra que a classe C além de leitora é consumidora de livros, o que desconstrói o argumento de que o livro é um produto de elite. “Nesta faixa, para se ter uma ideia, 27 milhões de brasileiros se declaram leitores.” 

A secretária informou que a Biblioteca Pública de Toledo está engajada nesse movimento e por isso irá promover nesta sexta-feira uma programação especial que pode ser acompanhada pelas redes sociais da cultura e da Biblioteca. “Convidamos a todos para acompanhar a programação e se manifestar nas redes sociais com a hashtag #viradãodaleitura, #nãoataxaçãodelivros, #defendaolivro e compartilhar as programações numa grande onda nas redes sociais em defesa do livro”, disse Rosselane.

PROGRAMAÇÃO NA FANPAGE DA BIBLIOTECA PÚBLICA

9h30 – Live – Bate papo sobre democratização da leitura 

11h – Vídeo – Dica de Leitura

14h – Conta Cultura (contação de história)

17h – Leitura de trechos de livros e poemas 

19h – Vídeo Dica de leitura

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real