Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Secretaria busca cooperação para ampliar ações junto aos imigrantes em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Com o intuito de ampliar as políticas públicas que atendam todos os munícipes, a Prefeitura de Toledo implantou a Coordenadoria de Políticas para Imigrantes e Outros Grupos Vulnerabilizados. O órgão, vinculado à Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH), entre suas atribuições, promove ações com o intuito de integrar a população de outros países e culturas que optaram por residir em Toledo. 

Com foco neste trabalho, o prefeito Beto Lunitti, acompanhado da secretária de Desenvolvimento Humano, Jennifer Teixeira, e da responsável pelo atendimento aos imigrantes na Prefeitura, Laudiceia Correia, participou de uma reunião com o advogado e sociólogo haitiano Pierre Erick Bruny, na quarta-feira (04). Atualmente, Bruny reside em Maringá e veio ao município para palestrar no 1° Seminário Latino Americano – Direito sem Fronteiras.

Durante a conversa, realizada na sala de reuniões da Prefeitura, Lunitti afirmou que Toledo é um município acolhedor e que quer estreitar os laços com os povos, desde que respeitada a legalidade em todas as ações. “Quem vem de outro país, tem sua cultura, mas também seus regramentos. Ao optar por uma nova nação, é preciso entender que será preciso adaptar-se à realidade e às leis deste novo país. Os haitianos e demais povos são muito bem vindos, desde que sigam o que é estabelecido pela legislação do município, do estado e do país”, disse Beto.

Bruny afirmou entender essa realidade e especialmente a dificuldade dos seus conterrâneos em adaptar-se. “Existe a necessidade de trabalhar esta questão, sobre o que se deve fazer e o que não se pode fazer. Precisamos criar possibilidades de orientação, tentar de formas diversas, como seminários e encontros, unir a comunidade haitiana para promover a compreensão da nova realidade. Isso poderia acontecer em fins de semana, pois a maioria dos imigrantes vieram ao Brasil para o trabalho”, comentou.

Diante da proposta, o chefe do Executivo Municipal delegou à secretária Jennifer Teixeira a incumbência de promover oportunidades de esclarecimento voltadas para as populações imigrantes. “A coordenação e a SMDH terão total apoio para realizar estas ações, seja por meio de eventos, cartilhas orientativas e demais ferramentas. Encontramos um bom termo nesta conversa e agradeço sua disponibilidade e presteza. O que queremos é a cooperação para este trabalho”, concluiu.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real