O Departamento de Saúde Mental (DSM), vinculado à Secretaria de Saúde de Toledo (SMS), confirmou o cronograma alusivo ao Setembro Amarelo, campanha mundial que tem o objetivo de informar, debater e promover ações de combate ao suicídio. A programação, que neste ano tem lema “Movimento pela vida”, inclui entrevistas em veículos de imprensa, palestras em diferentes espaços da cidade e um grande evento marcado para os dias 25 e 26 de setembro, no câmpus 1 da Universidade Paranaense (Unipar).
A expectativa da organização é receber entre 1.000 e 1.200 pessoas. Por conta da demanda, o conteúdo será replicado em ambos os dias, das 8h às 17h30. Assim, os inscritos poderão escolher em qual data participar. Haverá certificação de oito horas emitida pela própria instituição de ensino superior.
Em breve as inscrições serão abertas e poderão ser feitas pela plataforma de Eventos e Cursos da Unipar (www.unipar.br/eventos/toledo). O público-alvo é formado por profissionais da saúde, educação, assistência social e demais secretarias municipais, além de estudantes universitários e comunidade em geral.
Segundo a diretora do DSM, Janaina Mery Gomes Formighieri, o objetivo desta ação é promover a valorização da vida e a prevenção do suicídio, por meio de ações educativas, reflexivas e de fortalecimento das redes de apoio psicossocial. “Queremos envolver a comunidade, os profissionais e os estudantes na discussão sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, unindo o conhecimento acadêmico, a prática do dia a dia e ações conjuntas entre diferentes áreas para fortalecer o cuidado e o acolhimento de quem enfrenta sofrimento psíquico”, pontua.
A solenidade de abertura contará com a presença de autoridades locais. A programação prevê ainda roda de conversa, exibição de vídeo institucional da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), debates e palestras conduzidos por profissionais das áreas de Psicologia, Psiquiatria, Enfermagem, Nutrição e Educação Física.
Antes do evento principal, outras ações também estão programadas. A equipe do DSM participará de entrevistas em diferentes veículos de comunicação e ministrará palestras, entre elas a já confirmada na Casa da Amizade, no dia 24, às 9h30, e outra na Aldeia Betesda, com data a ser definida.
Janaina entende que as ações no Setembro Amarelo refletem um trabalho que é realizado o ano inteiro, por meio de ações preventivas e de promoção à saúde mental junto a rede intersetorial do município, bem como com empresas e instituições privadas locais. “Queremos apresentar os serviços da Raps, detalhando o funcionamento do Ambulatório de Saúde Mental e dos três CAPS, além de incentivar o autocuidado, a saúde emocional no trabalho e o enfrentamento de situações de sofrimento psíquico”, explica. “Também buscamos ampliar o diálogo intersetorial, aproximar a saúde mental dos espaços coletivos e fortalecer uma cultura de cuidado e acolhimento”, acrescenta.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo