Foto: Fabio Ulsenheimer/Secom

Apesar da demanda de pacientes com Covid-19 aguardando por leitos em unidade de terapia intensiva (UTI) em Toledo, nos últimos dias ocorreu diminuição no número de atendimentos nas unidades exclusivas para sintomáticos. A redução levou o Departamento de Atenção Primária da Secretaria de Saúde a tomar algumas medidas anunciadas nesta quinta-feira (08).

A partir deste fim de semana (10 e 11) não haverá mais consultas de pacientes sintomáticos na Unidade Básica de Saúde do Cosmos que antes atendia de domingo a domingo. “Os trabalhos seguem de segunda a sexta, das 7h às 19h, conforme acontece na Unidade do Jardim Panorama e apenas o Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital) será a referência para os pacientes com sintomas gripais nos sábados, domingos e feriados”, explicou a diretora de Atenção Primária, Sirlene Dela Torre. 

UBS da Vila Industrial retoma atividades

Outra novidade anunciada pela diretora foi o retorno de alguns serviços na Unidade Básica de Saúde da Vila Industrial. Os atendimentos haviam sido interrompidos devido ao remanejamento de parte da equipe para o PAM/Mini Hospital e o acompanhamento dos pacientes tinha sido transferido para a UBS do Jardim Coopagro. 

De acordo com Sirlene Dela Torre, apesar da reabertura da UBS, nem todos os serviços serão retomados neste primeiro momento. “Vamos abrir a sala de vacinas, em virtude da campanha da Influenza, que começa na próxima segunda-feira, e a farmácia. O intuito é, além de melhorar o acesso das pessoas à vacina, evitando aglomerações, também oferecer o serviço de dispensação de medicamentos”.

A diretora também acredita que, se continuar a diminuição da circulação viral do coronavírus, gradativamente outras unidades poderão ser reabertas. “Tudo vai depender de como se comporta a pandemia. Neste momento estamos fazendo o que é possível”, concluiu.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação