A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo entra na reta final e termina na próxima sexta-feira (13). As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A vacinação está liberada para pessoas entre cinco e 59 anos, sendo que as pessoas dessa faixa etária foram divididas em três grupos.

As pessoas que tem entre cinco e 19 anos e entre 30 e 59 anos devem comparecer a Unidade Básica de Saúde, onde os agentes efetuam uma análise do histórico de vacinação, com a intenção de saber se o cidadão precisará ou não receber mais uma dose da imunização.

De acordo com o balanço, até a segunda-feira (9) foram aplicadas 11 doses na faixa etária de cinco a 19 anos; na faixa de 20 e 29 anos a cobertura até agora é de 2898 doses aplicadas. Na faixa acima de 30 até 59 anos foram aplicadas 2925 doses.

PRORROGAÇÃO – Conforme o setor de Vigilância Epidemiológica, até o momento a Secretaria de Saúde não recebeu ofício que oriente a prorrogação da data desta campanha. Desta forma, é importante que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários não percam a oportunidade de receber a vacina.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Rosana Cerbarro, ressalta a importância da vacinação e pede para que a população procure a unidade de saúde mais próxima. “O Sarampo estava erradicado no Brasil há mais de 20 anos, mas no ano passado a doença voltou e muitas pessoas foram infectadas. É uma doença que pode levar a pessoa a óbito e a única forma de prevenção é a vacinação. Por isso, a gente pede que toda a população procure a Unidade de Saúde mais próxima e efetue a imunização”, destaca Rosana Cerbarro.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo