Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sarau e Escrita de Si abrem Mostra e Festival de Circo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: assessoria

O prefeito de Toledo, Mario Costenaro, destacou na segunda-feira, 8, na abertura da XIX Mostra de Circo Social e XII Festival Nacional de Circo, a importância do esporte e da cultura na transformação de vidas e os resultados obtidos através do trabalho conjunto, a muitas mãos. A abertura foi em frente ao Teatro Municipal, “um templo da cultura”, que ao lado de outros profissionais teve a oportunidade de contribuir, assim como ocorreu lá atrás, quando na Quatro Arquitetos, auxiliando na elaboração dos projetos para a construção do Picadeiro do Circo da Alegria.

Ele declarou que estava muito feliz com o resultado do trabalho social do circo e também da utilização dos espaços projetados da forma como foram pensados. “Quando projetamos a frente do Teatro Municipal, em uma parede transparente era para que as pessoas pudessem ver o que estava sendo mostrado lá dentro e as escadarias, em frente, também foram projetadas pensando em um palco. Hoje, estamos aqui, apreciando a música, a cultura, a poesia, a arte na sua forma mais simples e singela”.

São diversos cenários e o mundo é um cenário na nossa vida com muitas coisas a fazer e desafios a enfrentar. Numa referência a linguagem circense, comparou a vida com uma corda bamba. É uma linha muito tênue, mas que percorremos de uma forma equilibrada, quando cruzamos sabendo que não estamos sozinhos, que tem muitas mãos segurando e ajudando a levar para a frente”.

Emocionada, a coordenadora do projeto Circo da Alegria e do evento, Paula Bombonatto, comentou sobre as dificuldades transpostas para a organização do evento e os novos desafios, com mudanças administrativas internas no projeto. Para ela, todo o esforço compensa pelo amor que tem pelo projeto de circo e sua satisfação em ver o resultado do trabalho no rosto feliz das crianças e adolescentes que atende.

Foto: assessoria

“É muito difícil organizar este evento que é monstruoso de grande. São cinco dias de evento, centenas de crianças, participação de artistas de renome, mais de uma dezena de projetos, 19 anos de Mostra, 12 do festival. “Estou muito feliz por termos chegado até aqui e que seja um evento maravilhoso”, comemorou.

Após a cerimônia de abertura, que contou ainda com a apresentação da orquestra de Cascavel e declamação de poesia, foi apresentado o espetáculo “Circo e Letras – capítulo 2 – a escrita de si”, que dá sequência a um trabalho iniciado em 2024 de incentivo à leitura e à produção de textos. Nesta edição, os participantes fazem malabarismos e piruetas para proteger o Diário, que reúne memórias afetivas e históricas sobre a vida no Circo da Alegria e os seus participantes.

Antes da apresentação do espetáculo Fabrício Soares Izarias, que tem necessidades especiais, fez uma performance. Ele é de Ouro Verde do Oeste e participa do projeto de circo há vários anos, mesmo com suas limitações.

A XIX Mostra e XII Festival continuam nesta quarta-feira com novas apresentações dos projetos pela manhã e tarde, no Teatro Municipal, e o espetáculo “Saltimbembe Mambenbancos”, do grupo Rosa dos Ventos, de São Paulo. A sessão começa às 20h, com acesso livre.

A XIX Mostra de Circo Social e o XII Festival Nacional de Circo são realizados pelo Circo da Alegria/prefeitura de Toledo com recursos da Lei Aldir Blanc/Ministério da Cultura e o apoio da escola municipal Anita Garibaldi e Circo Ático, entre outros parceiros.

Foto: assessoria

Fonte: assessoria

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2793 – 25/09/2025

Cotações em tempo real