Dilceu Sperafico. Foto: Assessoria

Por Dilceu Sperafico*

Neste momento de dificuldades, devido à elevação de custos de produção, entre as boas notícias para a avicultura e a suinocultura de Toledo, do Oeste do Paraná e do Estado, que estão entre as maiores e melhores do País, está a realização, entre os dias nove e 11 de agosto deste ano, do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (Siavs), no Parque Anhembi, em São Paulo. A iniciativa é da Associação Brasileira de Proteína Animal (Abpa), e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

O evento, um dos maiores do agronegócio nacional, deverá reunir representantes de agroindústrias e instituições e lideranças de produtores de todo o País, além de importadores de mercados estratégicos para a proteína animal do Brasil, de diversos países do mundo, com grandes possibilidades de contribuir para a expansão das exportações e resultar em novos e grandes benefícios para todos os segmentos da cadeia produtiva e a economia brasileira.

A iniciativa, da qual faz parte o Siavs Multiproteínas, que agrega além da avicultura e suinocultura, bovinocultura de corte e de leite e piscicultura, dentro do Projeto Comprador, já tem confirmada para edição deste ano a participação de importadores de aves, suínos e ovos da África do Sul, Coréia do Sul, Dinamarca, Estados Unidos, Filipinas, Iraque, Malásia, México, Nigéria, Peru, Qatar, República Dominicana e Tailândia.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura terá em 2022 a sua 5ª edição, contando em sua programação com encontros de negócios com participação de mais de 40 agroindústrias nacionais produtoras e exportadoras de aves, suínos e ovos, além de prestação de maiores e melhores informações aos possíveis clientes sobre a cadeia produtiva brasileira, através de interações no Siavs Experience, que é espaço multisensorial inserido no evento e que apresenta vídeos e dados sobre a sustentabilidade do setor produtivo nacional.

Conforme organizadores do evento, no Projeto Comprador o objetivo é ir além da geração de novos negócios, fidelizando compradores com as boas informações sobre qualidade e sustentabilidade das proteínas ofertadas. Para vencer esse desafio, será reunida a cadeia produtiva em único espaço, gerando melhor oportunidade para apresentar os diferenciais que fazem do Brasil um dos principais e mais qualificados produtores globais, para a oferta de alimentos.

Organizado pela Abpa e ApexBrasil, o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura é o principal evento da criação, abate e exportação de carnes de aves e suínos do Brasil e deverá ter repercussão positiva ainda maior do que em sua edição anterior, realizada em 2019. A área comercial do encontro, por exemplo, será expandida em 30%, adicionando novos anexos ao espaço ocupado pela feira de produtos expostos.

Além das oportunidades de negócios, o encontro também contará com congresso técnico do setor, com mais de 100 palestrantes do Brasil e de outros países. Outro diferencial para as cadeias produtivas será a presença de autoridades nacionais e estaduais, ampliando o papel do evento como principal centro de debate dos novos rumos e desafios dos setores produtivos.

Em 2019 o evento recebeu mais de 20 mil visitantes de 50 países, com mais de 170 expositores e reuniu apresentações de mais de 100 palestrantes do Brasil e de outros países, para 2,4 mil congressistas.

*Dilceu Sperafico é ex-deputado federal pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado.