Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

São José dos Pinhais sedia operação simulada de aftosa

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, vai sediar entre os dias 11 e 17 de agosto um simulado em emergência sanitária para atendimento de foco de febre aftosa.

O simulado faz parte do Plano Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (Phefa), com a coordenação técnica do Comitê Veterinário Permanente do Mercosul (CVP/Mercosul) e Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa).

Em todo o Paraná, aproximadamente 180 mil propriedades rurais reúnem 9,3 milhões de bovinos, animais suscetíveis à doença.

O serviço veterinário oficial do Estado participará do simulado com 65 fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), que colaborou na organização.

Além deles, o treinamento envolverá 38 servidores estaduais de outros estados, 37 do Ministério da Agricultura, sete da Defesa Civil, dois da prefeitura de São José dos Pinhais e 12 profissionais de países como Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile e Paraguai.

[bsa_pro_ad_space id=7]

O treinamento simulado já foi notificado à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). O objetivo é praticar em nível regional (na região de São José dos Pinhais há aproximadamente 740 animais suscetíveis à doença) a capacidade técnica no controle e saneamento de um foco de febre aftosa, abordando procedimentos de diagnóstico, colheita de amostras, investigação epidemiológica, rastreabilidade, sistema de informação e registro de investigações, medidas de biossegurança, procedimentos de contenção e erradicação, seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Contingência para a doença, integrante do Pnefa.

TESTE – “A ideia é treinar a equipe não apenas do Paraná, mas de todo o Brasil, para a ação necessária sobre um foco de febre aftosa, envolvendo teoria e prática”, explica o gerente de Saúde Animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias. Segundo ele, o simulado vai testar vulnerabilidades, e é um treinamento para resolver problemas da maneira correta em eventual necessidade. Espera-se a participação de cerca de 150 pessoas.

O Paraná foi escolhido pelo Ministério da Agricultura para sediar o evento por estar no processo de suspensão da vacinação contra febre aftosa.

A campanha de novembro poderá ser cancelada se o Ministério reconhecer o Paraná como Estado livre de febre aftosa, sem vacinação. Depois disso, a expectativa é que a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) chancele o novo status paranaense em maio de 2021.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

[bsa_pro_ad_space id=7]

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real