Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sanepar inicia obras de ampliação da rede de água e esgoto em Santa Helena

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Sanepar

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) inicia esta semana obras de ampliação da rede de distribuição de água e coleta de esgoto na região dos bairros Alto Alegre e Cristo Rei, em Santa Helena. Nesta obra, serão executados cerca de 3,5 quilômetros de redes de água e de esgoto para atender mais de 140 imóveis.

O gerente-geral da Sanepar para a região Sudoeste, Marcio Luis de Souza, explica que, além de ampliar a coleta e o tratamento de esgoto, a obra visa garantir aos moradores que são abastecidos por poços urbanos uma água segura, com qualidade garantida pela Sanepar e com distribuição constante. “A cidade tem uma característica peculiar que precisa da atenção da Companhia. O município está crescendo e a Sanepar acompanhando a nova realidade local, levando infraestrutura para o desenvolvimento econômico”, diz.

O empreendimento tem como objetivo dotar a região com infraestrutura de saneamento mais adequada. A área não possui coleta e tratamento de esgoto e o abastecimento de água é feito por sistema autônomo. “As obras de saneamento são estruturantes e vêm para melhorar a qualidade de vida da população”, afirma o prefeito de Santa Helena, Dinho Maraskin.

Adonias Antônio de Souza, que trabalha como porteiro e mora na região do Alto Alegre, diz que a expectativa com a implantação das redes de água e esgoto é grande. “É importante pelo fato de que vamos ter água no momento que precisamos. Hoje, no bairro onde moro, há uma dificuldade e temos que buscar apoio sempre que há falta de água. Mas a vinda da Sanepar é um grande benefício”, comenta.

Também está prevista no planejamento da Companhia a implantação de duas novas unidades de bombeamento e cerca de 10 quilômetros de tubulações de esgoto. Estas obras visam a universalização do saneamento em Santa Helena. Hoje cerca de 82% da população é atendida com o serviço de coleta e tratamento de esgoto no município.

O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, reforça o trabalho de todas as áreas da empresa focado no compromisso com a universalização do saneamento, com a eficiência operacional e a inovação para a sustentabilidade ambiental. “Estamos investindo constantemente grande volume de recurso. Até 2029 serão R$ 11,8 bilhões para manter o Paraná como referência em saneamento ambiental”, afirma.

REFERÊNCIA EM TRATAMENTO DE ESGOTO – Nesta semana, representantes da prefeitura e vereadores conheceram a unidade de tratamento de Santa Helena que vai receber o esgoto coletado. A estação foi uma das primeiras implantadas pela Sanepar na Região Oeste a utilizar um método de tratamento aeróbico e tratamento do lodo com solução baseada na natureza, com um alto índice de eficiência.

“É a primeira vez que venho nesta estação e fiquei impressionado. Chega o esgoto e sai uma água limpa. Hoje temos um modelo que é referência em todo o Brasil na questão ambiental”, comenta o prefeito.

A gerente regional da Sanepar Polyana Varlett explica que para tratar o esgoto é utilizado um sistema de lodos ativados com Reatores Sequenciais em Bateladas (SBR, na sigla em inglês). “Essa tecnologia de alta eficiência faz o tratamento biológico do esgoto com aeração prolongada, aumentando o volume de lodo gerado no processo, que pode ser utilizado na agricultura”, completa.

Para fazer o tratamento do lodo, a Sanepar converteu uma das antigas lagoas em canteiros que usam plantas aquáticas, chamados de wetlands. No inglês, o termo wetlands pode ser traduzido para áreas úmidas, um habitat favorável a plantas aquáticas com capacidade de depuração de matéria orgânica e outros poluentes.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real