Avenida Egydio Munaretto. Foto: arquivo pessoal

Da Redação

Nesta quarta-feira, 19, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, retorna a Toledo para tratar das obras de infraestrutura na região. A partir das 17h, no Auditório Acary de Oliveira, anexo à Prefeitura de Toledo, ele participará de uma entrevista coletiva ao lado do prefeito Mario Costenaro e do deputado estadual Hussein Bakri, líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná. Na ocasião, será anunciado o novo projeto de duplicação da Avenida Egydio Munaretto.

A expectativa é de que o encontro traga definições sobre as obras na BR-317 e atenda às demandas da classe empresarial instalada às margens da BR, no trecho entre o trevo da Cirne Lima e as proximidades da Falbom, que há anos aguarda melhorias estruturais para garantir o desenvolvimento econômico da região.

Desde o anúncio feito pelo secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, em 13 de agosto de 2020, a duplicação da BR-317, no trecho entre a PR 467 e a Egydio Munareto que também é planejado a revitalização do trecho entre Toledo e Ouro Verde do Oeste. É uma reivindicação constante de empresários dos setores de transporte de cargas, comércio e indústria. A obra é considerada essencial para a logística da região, já que aproximadamente 80% do transporte da BRF e de outras empresas passa pelo local.

TOTAL DAS OBRAS: 6,62 km de duplicação, dois viadutos, uma ponte de aproximadamente 70 metros sobre o Rio São Francisco, uma ponte de aproximadamente 45 metros sobre o Rio Toledo e uma rotatória.

Foto: ilustração anteprojeto

A proposta inicial previa a remodelação completa da via para atender às demandas atuais de escoamento da produção agroindustrial. O governo estadual, mesmo com atraso, já concluiu 33,5% da duplicação do trecho da PR-467 até a 1º de Maio, e sabemos que há a possibilidade de que o outro trecho urbano, até a Avenida Ministro Cirne Lima, que já havia sido assumido pelo município, após os empresários reunirem recursos financeiros para pagar os projetos desse trecho até a Avenida Cirne Lima (prolongando próximo ao acesso à Fazenda Esperança), possa ser absorvido pelo governo estadual. A obra de 3,29 quilômetros de extensão é fiscalizada e administrada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). O investimento é de R$ 46.071.778,06

Pressão empresarial e política

No dia 14 de março de 2024, lideranças do partido Republicanos de Toledo, sob a presidência de Neuroci Antônio Frizzo e lideradas pelos empresários Pedro Pereira de Oliveira e Coniberto Niedermayer, se reuniram com empreendedores instalados ao longo da PR-317. O encontro teve como objetivo buscar uma solução para a criação de uma via marginal à rodovia, permitindo maior fluxo de veículos e garantindo a legalidade das empresas que operam na região.

Atualmente, muitas dessas empresas atuam sem alvará, pois o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) não reconhece oficialmente suas instalações devido à falta de acessos. Isso tem gerado dificuldades para empresários e indústrias que dependem da rodovia para o transporte de mercadorias.

Principais reivindicações

Além da duplicação da via, o anteprojeto prevê a remoção da curva da pedreira, um trecho crítico onde diversos acidentes fatais já foram registrados. Para isso, seria necessária a construção de uma nova ponte em uma linha mais reta, eliminando o risco causado pelo declive acentuado e pelas curvas perigosas.

Encontro de empresários e a comunidade. Foto: Gazeta de Toledo