Com o retorno às aulas, os municípios consorciados já podem se inscrever no Projeto “SAMU nas Escolas”. A iniciativa, realizada por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), tem como objetivo proporcionar conhecimentos sobre como agir em situações de urgência e emergência, por meio de atividades educativas, além de formar cidadãos preparados e responsáveis.
Podem se inscrever escolas municipais, com foco em alunos de 8 a 10 anos (3º ao 5º ano). As atividades incluem momentos interativos com as crianças, ensinando quando e como acionar o SAMU e o que fazer em situações de emergência. Além disso, os alunos têm a oportunidade de interagir com o mascote SAMUZINHO, tirar fotos e fazer um tour pelo interior da ambulância. Materiais didáticos, como folders informativos, ambulâncias de recorte e botons adesivos, também são distribuídos.
Além das atividades para as crianças, o projeto oferece palestras sobre primeiros socorros, com base na Lei Lucas nº 13.722/2018, voltadas para professores e profissionais que atuam nas instituições de ensino. Essas ações são essenciais para aumentar a conscientização sobre a importância de saber como agir em momentos críticos, além de proporcionar as habilidades necessárias para lidar com situações de emergência.
“O NEP oferece treinamentos específicos para o corpo docente, ensinando a identificar sinais de emergência, administrar os primeiros socorros e acionar o serviço de emergência corretamente”, explica Indiara Teixeira, diretora do NEP.
INSCRIÇÕES ABERTAS
Os municípios interessados em participar devem enviar uma solicitação via ofício, emitido pela Secretaria de Educação ou Saúde, informando a quantidade de alunos e professores que participarão das palestras. O ofício deve conter o nome e o contato da escola para agendamento das atividades.
Fonte: CONSAMU