A safra paranaense tem boas expectativas para a produção de milho, principalmente na região Oeste, segundo relatório mensal divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

Na comparação com a estimativa do mês passado, o ganho foi de aproximadamente 400 mil toneladas, somando agora 13,5 milhões de toneladas para esta safra, 47% maior do que na safra 17/18. A primeira e a segunda safra totalizam expectativa de produção de 16,5 milhões de toneladas, aproximando-se do recorde paranaense, que foi de 17 milhões na safra 16/17.

Com as boas condições do clima, estima-se que ocorra um avanço significativo no campo. “Não há grandes indicativos de chuva e a umidade está baixa. Até o final de junho aproximadamente mais de 1/3 fim do mês da safra já foi colhida . Geralmente, a colheita atinge cerca de 10% neste mesmo período. Cascavel e Toledo avançaram de forma mais significativa”, analisa o técnico Edmar Gervásio.

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, neste mês de julho há um indicativo de uma persistência maior de chuva. A temperatura cai de forma acentuada no decorrer desta semana. Fonte Simepar.