Por Marcos Antonio Santos
A Secretaria Municipal de Saúde vacinou as crianças e adolescentes matriculados nas escolas de Toledo. A operação foi realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que cobrem 100% dos bairros e distritos do município. Paralelamente, foram realizadas campanhas de conscientização para os pais sobre a importância da vacinação, alinhadas aos objetivos da força-tarefa liderada pelo Governo do Estado.
Para facilitar o acesso daqueles que não podem levar seus filhos em horário comercial, nove UBS estiveram abertas no último sábado, 10: Panorama, Europa, Coopagro, Maracanã, Porto Alegre, Concórdia do Oeste, Novo Sarandi, São Luiz do Oeste e Vila Nova.
A secretária municipal de Saúde, Gabriela Kucharski, considerou bastante positivo o mutirão de vacinação. “Tivemos cinco unidades abertas no centro e mais quatro unidades abertas no interior, e todas essas unidades juntas realizaram 1.080 doses de vacinas. Dessas, aproximadamente 840, ou seja, 78%, foram aplicadas em crianças e adolescentes até 17 anos. Essa força-tarefa do Estado do Paraná sinaliza justamente a necessidade de ampliarmos as coberturas vacinais em relação à gripe. Dessas, 604 doses de gripe foram aplicadas, o que consideramos bastante positivo. Tivemos também vacinas contra a coqueluche, devido ao surto dessa doença a nível nacional, principalmente nos estados do Sul em virtude das baixas temperaturas. Reforçamos que essa é uma ação longitudinal, ou seja, será mantida durante este mês e até o final do ano. Portanto, todas as Unidades Básicas de Saúde seguem vacinando contra a gripe, coqueluche e demais vacinas do calendário vacinal”.
Ela reforça a importância de manter o calendário vacinal em dia: “É extremamente importante, porque temos diversas doenças que estão reemergindo devido às baixas coberturas vacinais, como é o caso da própria coqueluche, com esse surto que foi detectado a nível nacional. Há outras doenças extremamente importantes, como meningite, pneumonia bacteriana, tétano, sarampo, varicela, todas previstas no calendário vacinal, com proteção por meio de vacinas extremamente efetivas e conhecidas há muitos anos pela população. É muito importante que mantenhamos o calendário de vacinação atualizado, principalmente para nossas crianças e também para os adultos”, ressalta Gabriela Kucharski.
Você precisa fazer login para comentar.