Foto: Divulgação/FAEP

O ar quente úmido que está espalhado sobre o Brasil forma muitas nuvens por todo o país. A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera está ajudando a formar nuvens carregadas, que provocam fortes pancadas de chuva.

Nesta sexta-feira, a circulação de ventos tende a ficar ciclônica sobre a Região Sudeste, facilitando a formação de grandes nuvens.

A zona de convergência intertropical aumenta a instabilidade em parte do Norte e do Nordeste do Brasil

Uma massa de ar quente ainda mantém as temperaturas elevadas no Rio Grande do Sul.

Região Sul

O ar quente continua sobre o Rio Grande do Sul mantendo as temperaturas elevadas. O sol aparece forte e só há previsão de algumas pancadas de chuva para o extremo norte do estado, onde estão o Planalto, a Serra e o Noroeste gaúcho. Pelo litoral podem ocorrer algumas pancadas de chuva na madrugada e pela manhã.

Já em Santa Catarina e no Paraná, o tempo fica instável nesta sexta-feira. No litoral paranaense e catarinense e também no Vale do Itajaí, o sol pode aparecer entre muitas nuvens e há condições para chuva a qualquer hora do dia. No interior desses estados, as pancadas de chuva com raios acontecem à tarde e à noite.


Região Sudeste

Esta sexta-feira é de atenção para o aumento da chuva sobre a Região Sudeste do Brasil. Áreas de instabilidade se intensificam sobre a região e as nuvens ficam mais carregadas por todos os estados.

No norte e nordeste do estado de São Paulo, no Triângulo Mineiro, sul de Minas, na Zona da Mata, na região da grande Belo Horizonte e no interior do Rio De Janeiro, as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora do dia. Nas outras áreas da Região Sudeste, apesar da nebulosidade já pela manhã, as pancadas de chuva tendem a ocorrer à tarde e à noite.

Região Centro-Oeste

O ar quente e  úmido que está espalhado também sobre a Região Centro-Oeste do país estimula o crescimento das nuvens carregadas. 

Nesta sexta-feira, os períodos com o sol são maiores em Mato Grosso do Sul. Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal passam um dia com muitas nuvens, mas também ocorrem períodos com sol. Toda Região Centro-Oeste tem pancadas de chuva com raios nesta sexta-feira, principalmente à tarde e à noite.


Região Nordeste

Áreas de instabilidade se espalham também sobre a Região Nordeste do Brasil e há condições para pancadas de chuva nesta sexta-feira em praticamente toda a Região.

O tempo deve ficar seco apenas numa pequena área de divisa entre Sergipe e Alagoas.

No restante do Nordeste, há condições para pancadas de chuva a qualquer hora do dia. No leste da Região, a chuva é passageira e o sol aparece o dia todo, não havendo risco de transtornos.


Região Norte

Grandes áreas de instabilidade continuam se formando sobre o Norte do Brasil, como é comum nesta época do ano. Toda a Região tem uma sexta-feira com muita nebulosidade, períodos com sol e pancadas de chuva com raios. Essas pancadas de chuva podem acontecer a qualquer hora do dia e há risco de chuva forte para quase todas as áreas da Região Norte. O risco de chuva forte é baixo no sul do Pará, no centro-sul de Rondônia e no norte de Roraima.


Alertas meteorológicos para 20/01/2023 –  sexta-feira


Atenção para o risco de chuva forte nas capitais FlorianópolisCuritiba, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Campo GrandeGoiâniaBrasíliaFortalezaTeresina, São Luís, BelémMacapáManaus ,Rio Branco e Porto Velho.


Alerta para temporais no centro-norte e leste de São Paulo, em todo o estado do Rio de Janeiro, em todo o Espírito Santo, em Minas Gerais (exceto no extremo norte do estado), no sertão de Pernambuco e do Ceará, no centro-sul do Piauí e no sudeste do Maranhão, no extremo norte do Amapá, no Amazonas (exceto no leste e sudeste do estado), no centro e oeste do Acre.


Atenção para a chuva moderada forte, com raios e fortes rajadas de vento no centro, leste e norte do Paraná, no centro, sul, leste e norte de Santa Catarina, no oeste e sul de São Paulo, no norte de Minas Gerais, em Goiás, no Distrito Federal, no leste de Mato Grosso, no centro, leste e nordeste de Mato Grosso do Sul, no Vale do São Francisco (BA), no oeste da Bahia, no interior do Ceará, em Teresina e no norte do Piauí, no Maranhão (exceto no sudeste do estado), no Tocantins, no Pará (exceto no sul do estado), no Amapá (exceto no extremo norte do estado), no centro sul e oeste de Roraima, no leste  e sudeste do Amazonas, no leste do Acre, no noroeste e norte de Rondônia

Atenção para chuva moderada no litoral e Norte do Ceará

Fonte: Clima Tempo Josélia Pegorim