Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Reunião técnica na AMOP orienta sobre o programa “Itaipu Mais que Energia”

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Diversos Municípios participaram do encontro que orientou sobre captação e execução de projetos

Aconteceu, na manhã desta segunda-feira (21), no auditório da AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), em Cascavel, reunião técnica sobre o Programa “Itaipu Mais que Energia”.

Todos os Municípios associados foram convidados a encaminharem equipes técnicas para compreenderem sobre captação e execução de convênios com a Itaipu Binacional.

O presidente do Conselho Fiscal da AMOP e prefeito de Anahy, Carlos Antonio Reis, e os prefeitos de Cafelândia, Dr. Culestino; do prefeito de Ouro Verde do Oeste, Lucian Aluísio Dierings, Gugu; prefeito de Vera Cruz do Oeste, Dr. Armando; prefeito de Ubiratã, Fábio D`Alécio; e prefeito de Ramilândia, Edson dos Santos, participaram da abertura.

O diretor geral da AMOP, Vinicius Almeida, também esteve presente.

Sobre o Programa

O programa Itaipu Mais que Energia prevê um repasse total de R$ 931,5 milhões aos municípios, em projetos que devem fazer parte de pelo menos um dos quatro eixos de atuação: Manejo de Água e Solo; Saneamento Ambiental; Energia Renovável e Obras Sociais, Comunitárias e de Infraestrutura.

No site do programa, www.itaipu.gov.br/itaipu-mais-que-energia, é possível conhecer todas as especificações técnicas para os projetos, e fazer o cadastro das propostas por meio do formulário digital.

Cada município poderá cadastrar até três propostas: até duas para ações de Saneamento, Manejo de Água e Solo e Energia Renovável, sem repetir a atividade em cada proposta; e uma para ação de Obras Sociais. O limite de recurso de Itaipu por formulário é de R$ 2 milhões, exceto para Obras Sociais.

Além do investimento da Itaipu, os projetos deverão ter uma contrapartida de acordo com a arrecadação do município. 

Até 50 milhões de receitas anual em 2022, contrapartida será de 5% do recurso.

De 50 a 100 milhões , contrapartida de 10%. Além de 100 milhões de receitas em 2022 a contrapartida de 15%.Os custos operacionais da gestão dos recursos junto a Caixa econômica Federal é por conta da Itaipu.

A data limite para essa etapa é 30 de setembro de 2023. Os projetos serão avaliados pela equipe técnica da Itaipu e, no dia 31 de outubro, será feita a comunicação dos resultados.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AMOP

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2785 – 18/06/2025

Cotações em tempo real