Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Retomada do turismo de Foz terá live solidária, respeito à vida e mensagem positiva

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foz do Iguaçu se prepara para reabrir o turismo a partir desta quarta-feira, dia 10, aniversário de 106 anos do município, com a adoção de todos os cuidados sanitários exigidos, incluindo testagem dos visitantes sintomáticos. A reabertura prevê a vinda de turistas locais e regionais, que pouco a pouco voltarão a visitar o Destino Iguaçu, um dos principais e mais seguros do Brasil.
O Parque Nacional do Iguaçu, o Parque das Aves, o Marco das Três Fronteiras, o Kattamaram 2 do Rio Paraná, o Complexo Dreamland, a Churrascaria Rafain Show, além de hotéis – incluindo resorts – e uma grande ação de cinema a céu aberto do Visit Iguaçu estão programados para a reabertura, alguns serão no dia 10, outros no dia 11, como é o caso da Itaipu e o Parque Nacional poderá ser entre os dias 10 e 12. A cidade já vive uma grande expectativa.
Para marcar esse retorno, haverá uma live de “esquenta” na usina de Itaipu, com o cantor Gabriel Smaniotto, das 17h30 às 20h do dia 10. A live solidária arrecadará fundos para os trabalhadores do turismo. O dinheiro, que será gerido pelo Instituto Polo Iguassu, será repassado para uma entidade representativa do setor.
Arrecadação
A Itaipu dará uma ajuda inicial de R$ 50 mil. Com esse recurso, serão adquiridos 350 vales-compras do cartão-alimentação da Nutricard, que não cobrou taxa de serviço. As pessoas serão cadastradas pelo Polo Iguassu. Para isso, precisarão preencher uma ficha de cadastro, validando que a pessoa trabalha no setor e teve sua renda comprometida em função da pandemia.
“É um marco do retorno das atividades turísticas, com uma mensagem de esperança para quem precisa defender o sustento do dia a dia”, diz o general Joaquim Silva e Luna, diretor-geral brasileiro de Itaipu. A retomada será gradativa e a estratégia poderá ser revista caso haja avanço de novos casos da covid-19.
Responsabilidade sanitária
Para retomar as atividades, será exigido o cumprimento dos protocolos de segurança sanitária instituídos pelo Decreto Municipal nº 28.124, de 8 de maio, que estabeleceu as normas de funcionamento.
Os empreendimentos turísticos também devem assinar um termo de responsabilidade no qual se comprometem a respeitar os protocolos de segurança sanitária e colaborar com a Secretaria Municipal da Saúde na busca ativa de colaboradores e clientes com sintomas compatíveis com a Covid-19.
Para identificar e testar os casos sintomáticos serão montadas barreiras sanitárias nos atrativos turísticos e nos hotéis e resorts de maior porte e todos os casos sintomáticos de visitantes que apresentaram quadro de febre, gripe, resfriado ou algum sintoma respiratório serão testados para Covid-19.
Ação conjunta
Para que a estratégia dê certo, sem contratempos, todo o trade vem fazendo um grande esforço. O Acelera Foz, programa de retomada da economia da cidade, está à frente dessa iniciativa e tem a coordenação estratégica do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Prefeitura de Foz, Sebrae, Programa Oeste em Desenvolvimento, Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real