Foto: Divulgação

Reunião na prefeitura também tratou da expectativa da safra de verão no município e na Regional da Seab de Toledo

Os resultados da safra de inverno foram apresentados na manhã desta terça-feira (25), durante reunião ocorrida na prefeitura de Marechal Cândido Rondon, para fechamento dos dados relativos ao período 2021/2022.

Em Marechal Rondon, 24.350 hectares foram cultivados com milho safrinha. A previsão era colher 6 toneladas por hectare, no entanto a produtividade alcançada foi de 5,7 toneladas por hectare.

A engenheira agrônoma Jean Marie Ferrarini Triches, do Deral (Departamento de Economia Rural), vinculado à regional da SEAB (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento) em Toledo, informa que a frustração de 5% ocorreu devido ao clima chuvoso, ao frio e à cigarrinha do milho. “O clima favorável proporciona até 7 toneladas por hectare, mas inúmeros fatores não permitiram chegar a essa produtividade”, expõe. Ela menciona que na regional foram cultivados 427.000 hectares com milho segunda safra, com previsão de alcançar 2,3 milhões de toneladas.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Trigo

No tocante ao trigo, a cultura foi plantada em 1.500 hectares no município rondonense. A perspectiva era gerar 3 toneladas por hectare, contudo o resultado foi de 1,5 tonelada, ou seja, uma quebra de 50%. “Isso ocorreu por causa do excesso de chuva e do calor, que são prejudiciais ao trigo”, diz.

Jean Marie salienta que na Regional de Toledo houve cultivo de trigo em 26.000 hectares, com expectativa de colher 75.000 toneladas. “Falamos em previsão, pois os dados não estão fechados em todos os municípios”, acrescenta ela.

Verão

Na reunião também foi tratado em relação à safra de verão em Marechal Rondon. A projeção do Deral, da prefeitura e dos representantes de órgãos e de empresas aponta para o plantio de 450 hectares com milho, o que deve gerar 9 toneladas por hectare, ou em torno de 4.000 toneladas de milho no município.

O maior contingente de área, naturalmente, está reservado à cultura da soja. No município, o cultivo deve alcançar 33.000 hectares, com expectativa de uma produtividade de 3.800 quilos por hectare, o que representa 125.400 toneladas no total. “Apesar da chuva, mantemos a previsão de boa safra. Pode haver alguma área afetada, porém a projeção em relação à colheita segue normal”, adianta Jean Marie.

Na Regional de Toledo, segundo ela, há previsão de que 489.700 hectares sejam cultivados com soja. “Deve ser alcançada uma produtividade de 1,6 milhão de toneladas na área de abrangência”, conclui a agrônoma do Deral.

Participaram da reunião na prefeitura de Marechal Rondon: o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Backes; Jean Marie, do Deral; representantes da Copagril, C.Vale, Sisteplan, Seab, do IDR e IBGE.

Fonte: Ascom/Pref. de Marechal C. Rondon