Guto Silva, Beto Lunitti e Marcel Micheletto. Foto: Carlos Rodrigues/Secom

A busca pelos avanços em diversos setores, em especial os relacionados às parcerias com o governo estadual, tem sido pautados constantemente junto à administração municipal. Nesta quinta-feira (13), na Prefeitura de Toledo, mais um encontro foi realizado para discutir assuntos referentes ao desenvolvimento econômico e o enfrentamento dos problemas em função da pandemia. 

Representando o governo estadual estiveram presentes o chefe da Casa Civil, Guto Silva, e o secretário de Estado da Administração e Previdência, Marcel Micheletto. Ambos destacaram o protagonismo de Toledo em relação aos projetos para o desenvolvimento. “Toledo é representativa e estratégica para o Paraná. Estamos aproveitando o empenho do governo municipal para promover ações em prol do desenvolvimento para os toledanos, porque se Toledo vai bem, a região também é alavancada”, frisou Marcel. 

Micheletto também afirmou o compromisso do governo estadual em abrir o Hospital Regional. “Estamos buscando o entendimento, por meio do Ciscopar [Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná], que passará por um choque de gestão. O Consamu já demonstrou interesse, o Governo do Paraná vai fazer o aporte financeiro necessário para abrir o [Hospital] Regional”, afirmou o secretário. 

Já o chefe da Casa Civil enalteceu o entusiasmo do chefe do Executivo Municipal. “Beto, em 10 minutos de conversa, traduziu toda a vontade de transformar Toledo. Saio daqui impressionado com sua visão sobre a educação e o desenvolvimento e vamos cuidar para que as ações aconteçam”. Guto também falou sobre a pandemia e seus impactos, em especial nas questões sociais e de emprego e renda. “Estamos criando mais oportunidades, seja por meio de programas que estamos apresentando aos paranaenses como o Paraná Mais Cidade, o Casa Fácil, o Banco do Agricultor”, expôs reforçando que o prefeito Beto Lunitti já sinalizou o interesse em aproveitar todos esses programas. 

O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt afirmou que esse posicionamento dos representantes do Governo do Paraná demonstram o alinhamento político com o município de Toledo. “Conversei com dois secretários nesta semana em Curitiba, o da Saúde Beto Preto e o do Planejamento e Projetos Estruturantes Waldermar Bernardo Jorge. Estamos fortalecidos e temos apoio para nossas políticas públicas”. Ademar ainda destacou o bom relacionamento entres os Poderes Executivo e Legislativo em Toledo. 

Este momento de harmonia na política toledana também foi comentado pelo prefeito Beto Lunitti. “A Câmara de Vereadores tem feito muito nestes primeiros meses de trabalho. Onde tem harmonia, as coisas fluem”. Lunitti enalteceu também a parceria com o estado, por meio dos seu secretariado e do próprio governador. “É um novo tempo. Estamos inovando a forma de se fazer política, pois todos queremos a transformação deste território, construindo uma nação transformadora, a partir dos municípios. Somos fortes no agronegócio e por meio da educação vamos investir em tecnologia, pois a criança de hoje é o futuro empresário, o cientista e profissional das mais diversas áreas.

O evento contou com a presença do prefeito de Assis Chateaubriand, Valter Aparecido de Souza Correia, e do presidente da Câmara de Vereadores de Toledo, Leoclides Bisognin, além de diversos vereadores e lideranças dos governos estaduais e municipais.  

Vacina da Pfizer

Ao final do evento, Beto Lunitti anunciou que já fez contato com o secretário de Saúde do estado, Beto Preto, para se colocar à disposição para receber também as vacinas da Pfizer. “Fomos contatados pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e também pela Prati Donaduzzi que nos ofereceram os equipamentos que podem armazenar as doses conforme a especificação técnica”, salientou.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação