Foto: Assessoria/SRT

O Encontro de Líderes Rurais, promovido pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Sistema Faep/Senar-PR), apresentou uma mensagem muito clara aos agricultores e pecuaristas: a necessidade de um trabalho conjunto para superação de desafios. “Unidade” é a palavra que ecoa do Encontro a todos os produtores rurais para que estejam ainda mais próximos das suas estruturas de representação, como é o caso do Sindicato Rural de Toledo (SRT) que integra o Sistema Faep/Senar-PR e tem como missão congregar os empregadores rurais na defesa de interesses comuns.

O Sindicato Rural de Toledo participa do evento com caravana chefiada pelo presidente da entidade, Nelson Gafuri. Demais diretores, funcionários e pessoas que fizeram os treinamentos sobre Liderança Rural, integram o grupo de Toledo que se juntou aos cerca de 4 mil participantes do Encontro de Líderes Rurais realizado em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Com uma mensagem de otimismo, mas sempre atento à realidade dos fatos, o presidente do Sistema Faep/Senar-PR, Ágide Meneguette, sublinhou que “mesmo diante do caos, o agro segue um notável fenômeno”. Com isso, ele afirmou aos produtores rurais que no contexto geral, o agro vem apresentando saldos positivos na Balança Comercial, com expectativa de fechar este ano com saldo positivo de R$ 71 bilhões.

Contudo, Meneguette critica instâncias dos três poderes que criam obstáculos desnecessários, os quais acabam por prejudicar o franco desenvolvimento do setor. Distorções na legislação já tomada sobre o Marco Temporal, recriação da contribuição sindical, instabilidades sobre o seguro rural, falta de conservação de rodovias para escoamento da safra, são alguns exemplos.

Ágide Meneguette e Nelson Gafuri

“Pesa muito para todos nós a divulgação de imagem negativa do agronegócio feita pelo próprio governo para o mundo, mesmo com todos os esforços dos produtores rurais que já adotam práticas conservacionistas e investem pesadamente em energias renováveis que trazem soluções aos resíduos de atividades antes vistas como poluentes e hoje altamente tecnificadas e cumpridora dos parâmetros de sustentabilidade”, diz o presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gafuri, somando-se ao discurso do presidente da Faep. Meneguette concluiu seu pensamento: “Tenho uma certeza: quando muitas vozes conscientes se tornam um coral, certamente vão nos escutar e perceber que existe algo que precisa ser atendido. E essas vozes são as nossas! Então, reforço: precisamos nos unir e fortalecer o nosso sistema e o nosso setor”.

Tereza Cristina proferiu palestra magna

Os membros da caravana de Toledo presentes ao Encontro de Líderes Rurais acompanharam extensa programação que incluiu a palavra de autoridades, como do governador do Paraná em exercício, Darci Piana, deputados e senadores. A ex-ministra da Agricultura, atual senadora pelo Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina, dirigiu sua mensagem aos produtores e cativou as mulheres com suas palavras: “As mulheres podem chegar onde quiserem”. Mas salientou que o mundo está vivendo um momento de grande transformação. “E nós precisamos estar preparados para esse mundo. Precisamos qualificar as pessoas”, destacou na palestra magna do evento. Ela ressaltou ainda a importância de trabalhar a liderança rural, formar jovens e valorizar as mulheres para juntos fortalecerem o agro.

Edmilson Zabot (Sindicato Rural de Palotina), senadora Tereza Cristina, Nelson Gafuri (Sindicato Rural de Toledo) e Ivonir Lodi (Sindicato Rural de Medianeira)

Autoridades prestigiam o Encontro de Líderes Rurais

Senador Sérgio Moro com Nelson Gafuri

Presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio, deputado federal Pedro Lupion, com dirigentes dos Sindicatos Rurais de Toledo, Medianeira e Palotina

Dirigentes de Sindicatos Rurais com presidente da Faep, Ágide Meneguette, e com o diretor presidente da Adapar, Otamir César Martins

Fonte: Assessoria de Comunicação do SRT