Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Representantes de artesãos da região se reúnem para alinhar rede de cooperação técnica

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Representantes de prefeituras e artesãos se reuniram nesta quinta-feira (23), em Santa Helena para traçar novas ações e iniciativas que visam estimular o artesanato regional. Este é um trabalho que faz parte do Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (PGR), pelo eixo ‘inovação’, no qual também será trabalhado o turismo.

Com base nesta ação foi criada a rede de cooperação técnica do artesanato regional, com reuniões que iniciaram no começo de abril e percorreram os municípios lindeiros. Atualmente são aproximadamente 200 artesãos ligados às prefeituras, já organizados em grupos, segundo a diretora técnica do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Sandra Finkler. “Há uma troca de informações e ideias para a organização geral. O grupo gestor deve ser formado por 32 pessoas, integradas aos grupos municipais”, ressalta.

Resultados positivos

A partir dos primeiros contatos, dinâmicas e produtos já refletem o resultado positivo para a atividade regional. São feiras e eventos municipais estimulados pelo objetivo de fomento ao setor. O artesão Ademar Silveira (Pode Crê), de Mundo Novo (MS), usou materiais recicláveis e fez uma tilápia para representar o potencial da piscicultura no município. “É um material com matéria prima barata e consegue um resultado bem interessante”, ressalta.

A iniciativa é muito positiva, segundo a presidente da Associação Guairense de Artesanato, Maristela Aquino. O diretor do Departamento de Cultura de Santa Helena, Edson Vieira, ressalta a importância da integração regional para estimular o artesanato.

Planejamento estratégico

Para o dia 27 de agosto está marcado um evento de planejamento estratégico com o objetivo de traçar as formas de funcionamento da rede de cooperação técnica.

Eixos do PGR

Este é um dos trabalhos que é desenvolvido por intermédio do PGR, embasado em 11 eixos: governança, gestão pública, sustentabilidade, negócios e renda, saúde, papel da universidade, inovação, agricultura familiar, segurança e competitividade para a cadeia produtiva, infraestrutura e segurança pública.

Comitê do PGR

O comitê gestor é formado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Conselho dos Lindeiros, Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Estado do Paraná, Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI), Fundação Araucária, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e Itaipu Binacional.

Fonte: Comunicação Lindeiros

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real