Como podemos construir juntos o cooperativismo do futuro? Essa foi a pergunta que os jovens tiveram que responder, por meio de vídeo, para concorrer ao Concurso Jovem Embaixador Coop, promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Mais de 170 jovens de todo o Brasil, com idades entre 18 e 29 anos, se inscreveram no concurso.

Os 20 finalistas selecionados tiveram a oportunidade de representar suas cooperativas e participar como congressistas, com direito a fala e voto, no 14° Congresso do Cooperativismo Brasileiro (CBC), que ocorreu no início de maio, em Brasília.

Representado o Sicoob Meridional, a universitária e embaixadora da cooperativa Pamela Rodrigues, foi uma das selecionadas. Ela conheceu a cooperativa com sede em Toledo ao participar do Conexão Sicoob, projeto promovido pelo Bancoob e Eureca, em parceria com o movimento Brasil Júnior, que tem como objetivo aproximar o Sicoob do público universitário.

“Costumo dizer que me considero filha do associativismo e do cooperativismo, uma vez que trabalho nesse setor e, desde que participei do Conexão, simplesmente me apaixonei por esse movimento.Tenho muito orgulho de fazer parte e para mim foi uma honra representar o Sicoob Meridional no evento”, conta ela.

Pamella também foi escolhida para ser a oradora de uma Carta Manifesto redigida por ela, especialmente para a abertura do evento. “Li para mais de 1.300 pessoas, entre líderes e autoridades ali presentes. A carta falava sobre resgatar a juventude adormecida, pois todos nascemos com o espírito cooperativista, mas às vezes, ele se perde com o tempo em um mundo cada vez mais individualista”, complementa.

Ainda no evento, o presidente da OCB, Márcio Lopes, manifestou o desejo de criar uma Assembleia e efetivar um Conselho Consultivo com os ganhadores do concurso, para que os  embaixadores trabalhem na formulação de manifestos em nome das mulheres e da juventude cooperativista. “Assim como disseram os demais jovens no final do CBC, somente agora estamos aterrissando na nossa realidade. Sei que estamos apenas no início dessa caminhada. Plantamos a semente, agora só nos resta aguardar a colheita”, declara. Fonte: Assessoria Comunicação.