Convenção unificada realizada no último sábado, 20, no Hotel Maestro. Foto: arquivo pessoal/redes sociais

Por Marcos Antonio Santos

Partidos têm até 5 de agosto para realizar convenções das eleições 2024

As convenções partidárias para as eleições municipais de 2024 em Toledo, assim como no restante do Brasil, ocorrerão entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. Nessas convenções, os partidos definirão os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, além de deliberarem sobre possíveis coligações entre partidos para disputar as eleições.

Dos três pré-candidatos a prefeito de Toledo, o primeiro a realizar a convenção foi Mario Cesar Costenaro (Republicanos), com o pré-candidato a vice-prefeito Lucio de Marchi (Progressistas).

A coligação ‘Renova Toledo’ contará com os partidos Republicanos, Progressistas, PSDB, Cidadania, AGIR, PRD e PDT. E possivelmente o Democracia Cristã, que realizará sua convenção neste sábado, dia 27 de julho.

O presidente dos Republicanos de Toledo, Neuroci Antonio Frizzo, comenta sobre a convenção unificada realizada no último sábado, dia 20, no Hotel Maestro: “Foram sete partidos que aprovaram a candidatura de Mario Costenaro e Lucio de Marchi, e também aprovaram suas chapas de vereadores e vereadoras. Nossa convenção já está no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para aprovação dos nomes. Assim que a Justiça Eleitoral homologar os nomes, estaremos registrando todos os candidatos no CANDex (Sistema de Candidaturas – Módulo Externo) e partiremos para a disputa eleitoral.”

Foto: assessoria

CIDADANIA – O presidente municipal do Cidadania, Marcelo Seger, menciona que o partido terá 12 candidatos a vereador, enquanto o PSDB da Federação terá oito candidatos.

Seger confirma que o Cidadania apresentou na convenção os candidatos ao legislativo. A chapa está composta pelos seguintes representantes: Ademir Adamzuck, Damião dos Santos, Marcos Zanetti, Santana Cabeleireiro, Moisés Rocha, Dionísio Lima, Dirceu Sobrinho, Marcelo Seger, Elaine Pereira, Marli do HU, Veraangela Teixeira e Simone Wolff. “Toda a diretoria e os filiados presentes no evento estavam em consonância com os nomes apresentados e aprovados como pré-candidatos a vereador. Estamos unidos e fortes para o pleito de 2024, com candidatos éticos e de caráter para bem representar o Cidadania”, afirma Marcelo Seger.

PSDB – O presidente do PSDB de Toledo, Beto Ignácio, reforça que o PSDB faz parte da Federação com o Cidadania. “Tínhamos 10 pré-candidatos a vereador como combinado, e o partido conseguiu emplacar oito candidatos. Essas convenções foram atípicas pela falta de mulheres nas chapas, causando, assim, um grande número de desistências e, consequentemente, a diminuição no número de candidatos a vereador. Sempre chamei a atenção para que os partidos convidassem pessoas que realmente tivessem representação política e desejo real de ingressar na vida pública. Convidar um número excessivo de pré-candidatos e depois ter que cortá-los faz com que deixemos de ter um cabo eleitoral e passemos a ter adversários. O número restrito de 20 candidatos em nossa cidade provoca um grande número de pessoas que ficarão fora da disputa eleitoral deste ano”, avalia Beto Ignácio.