Foto: Fabio Ulsenheimer/Decom

Na última quarta-feira (22), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, por meio da Resolução – RE Nº 2.031,  o recolhimento e a suspensão da comercialização e distribuição de diversos lotes de Losartana Potássica. A medida se estende para vários laboratórios farmacêuticos e não atinge a dispensação do remédio em Toledo.

O diretor de Assistência Farmacêutica do município, Taylon Pereira, explicou que o produto dispensado nas farmácias municipais não está incluso nos lotes anunciados na resolução. “Nossa população pode ficar tranquila em relação a esta demanda. Os remédios distribuídos na Farmácia Escola, Farmácia Comunitária da Vila Pioneiro e nas farmácias das unidades básicas de saúde não estão entre os medicamentos que deverão ser recolhidos”.

Taylon ainda acrescenta que a medida é preventiva. “Foi detectada uma impureza acima dos limites estabelecidos pelos órgãos reguladores e por medida de segurança alguns lotes serão substituídos”. O diretor ainda afirma que a população que faz o uso deste medicamento deve continuar com o tratamento para não haver prejuízo à sua saúde. “Continue tomando o seu medicamento de acordo com as orientações do seu médico. Qualquer alteração de tratamento e medicamento só deve ser feita com orientação médica”.  

Conforme a Anvisa, a interrupção e troca do remédio só deve ocorrer quando a pessoa tiver outro, de um novo lote, em mãos. “A interrupção do tratamento da hipertensão arterial e da insuficiência cardíaca pode produzir maiores malefícios, inclusive risco de morte por derrame, ataques cardíacos e piora da insuficiência cardíaca”, orienta a resolução.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo