Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Reajuste da remuneração de membros dos Conselhos Tutelares de Toledo tramita no Legislativo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Michelly Domiciano/Câmara de Vereadores

A Câmara de Toledo realizou na 28ª Sessão Ordinária, na segunda-feira, dia 25 de agosto, a apresentação e o início da tramitação legislativa de oito projetos. Quatro proposições de autoria dos vereadores e quatro encaminhadas pelo Poder Executivo foram lidas pelo secretário Roberto de Souza (PT), e em seguida despachadas, pelo presidente Gabriel Baierle (União Brasil) às Comissões Permanentes para sua análise inicial.

Projetos de autoria parlamentar

A primeira proposição dos vereadores é o Projeto de Lei n° 154, de autoria das vereadoras Professora Marli e Katchi Nascimento, que “inclui a Nippon Fest de Bon Odori no Calendário Oficial de Eventos do Município de Toledo.”  O Bon Odori é realizado em homenagem aos antepassados e ocorre no mês de agosto, pois no Japão o Dia de Finados é celebrado neste mês. O Bon significa espírito e respeito à memória dos antepassados. Segundo a tradição budista morre-se duas vezes: a primeira é a morte da matéria, o corpo, e a segunda quando as pessoas são esquecidas, por isso o Bon Odori é celebrado com festa e a dança coletiva conta com participantes de todas as idades, perpetuando a cultura para as novas gerações. A realização da Nippon Fest de Bon Odori viria valorizar em Toledo esta tradição dos imigrantes japoneses, segundo o Projeto de Lei n° 154, das vereadoras Professora Marli e Katchi Nascimento.

Já o Projeto de Lei n° 155/2025, do vereador Chumbinho Silva, “institui o Programa Talento Azul – Jovem Aprendiz no Município de Toledo“. A proposta visa promover oportunidades como menor aprendiz para Jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as empresas participantes poderão ser beneficiadas com incentivos fiscais, inclusive isenção de tributos municipais, conforme regulamentação. Para a proposição considera-se jovem aprendiz com TEA a pessoa com idade entre 14 e 24 anos e diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista, desde que esteja regularmente matriculada em instituição de ensino ou que tenha concluído a educação básica.

Por seu lado, o Projeto de Lei n° 156/2025, também de Chumbinho Silva, sobre a oferta de Práticas Integrativas e Complementares (PICs), prevê que elas serão ofertadas na rede municipal de saúde. A proposição prioriza “aquelas com maior evidência científica de eficácia e segurança”, prevendo ainda a regulamentação da integração das PICs aos serviços de saúde existentes; os critérios de habilitação dos profissionais e mecanismos de acompanhamento e avaliação dos resultados das PICs ofertadas, segundo a proposição de Chumbinho Silva.

Projeto de Lei n° 157/2025, de Chumbinho Silva, que institui e insere no Calendário de Eventos de Toledo a Semana do Artesanato, prevê o evento em torno do dia 19 de março. Pela proposição poderão ser promovidas, entre outras ações, atividades de promoção e valorização do artesanato, enquanto manifestação da cultura popular; ações de incentivo à produção e ao comércio de artesanato; e ações de valorização do artesão, cabendo ao Poder Executivo regulamentar a proposta.

Executivo envia reajuste a conselheiros, crédito, parcelamento da Dívida Ativa e Fumpir

Projeto de Lei n° 152/2025prevê reajuste de 4,767940 %, correspondente ao INPC de 2024, aos membros dos Conselhos Tutelares de Toledo. Caso o PL seja aprovado pela Câmara, o novo valor passará a ser de R$ 4.373,60 por mês, com efeito retroativo a partir do dia 1° de maio de 2025.

Também foi enviado pelo prefeito Mario Costenaro à Câmara o Projeto de Lei n° 158/2025, que “Autoriza o parcelamento de valores inscritos em Dívida Ativa do Município de Toledo“. A proposição prevê a quitação da Dívida Ativa à vista, com desconto de 60% sobre os juros e multa de mora; ou parcelada com descontos menores, conforme o prazo, mas vinculada à Unidade de Referência de Toledo (URT). Assim, em 12 parcelas o desconto é de 40% dos juros e multa demora, com entrada de 5% do valor total a ser parcelado; em 24 parcelas com desconto de 30% e entrada correspondente a 6% do valor total; 36 parcelas com desconto de 20% e entrada correspondente a 7%; 48 parcelas com desconto de 10% e entrada de 8% do total ou em 60 parcelas com desconto de 5% e entrada de 9% do total a ser parcelado.

Já o Projeto de Lei n° 159/2025, que “dispõe sobre a criação do Fundo Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Toledo –FUMPIR.” A proposição é um desdobramento da criação em dezembro, através da Lei nº 2.848, do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – COMPIR. O novo órgão proposto, o FUMPIR, é requisito obrigatório para a pré-habilitação do Município junto à Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, com vistas à participação em futuras deliberações e repasses de recursos. O projeto tramita em regime de urgência.

O Poder Executivo também enviou o Projeto de Lei n° 153, que autoriza o Executivo a abrir crédito adicional suplementar de R$ 3.716.116,02 no orçamento-programa do Município de Toledo, para o exercício de 2025.”

Fonte: Departamento de Comunicação/Câmara de Vereadores

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real