Depois dos primeiros socorros prestados pela equipe da GM, que reverteu o que aparentemente era um infarto, o Samu foi acionado e encaminhou o idoso ao hospital
Por Fernando Braga
Noticiamos com frequência o valoroso trabalho realizado pela Guarda Municipal de Toledo, seja no combate ao crime, realizando prisões, recuperando veículos roubados, ou nas ações de fiscalização de trânsito.
Contudo, uma equipe da corporação prestou, na manhã desta segunda-feira (05), um dos serviços mais nobres: o salvamento de vidas. A trajetória de um senhor acometido por um mal súbito enquanto dirigia seu carro pelo Centro de Toledo, poderia ter um final diferente, não fossem a destreza e os primeiros socorros executados pelos agentes da Guarda Municipal.
Por volta das 09h, uma lojista varria a calçada em frente a sua loja quando o senhor, que conduzia o carro pelo cruzamento da Rua Nossa Senhora do Rocio com a Rua Santos Dumont, começou a buzinar. De acordo com o relato da mulher, ela foi até o automóvel, imaginando, num primeiro momento, que poderia ser um entregador, dentre seus fornecedores.
Quando se aproximou do motorista, viu que era um idoso e percebeu que se tratava de algo bem sério ao ouvir dele o pedido de socorro e uma enfática declaração: – “Estou morrendo”. A comerciante, identificada como Karina, acionou ligeiramente uma viatura da Guarda Municipal que passava pela esquina, e a equipe agiu rápido.
Preparados com treinamentos em diversas áreas, incluindo primeiros socorros, os guardas municipais identificaram que poderia se tratar de um infarto e, sem hesitar, fizeram massagem cardíaca no homem que tem aproximadamente 70 anos, o que foi fundamental para reverter o que parecia ser um ataque cardíaco.
Os agentes foram determinantes para impedir que o pior acontecesse. Com o quadro revertido, houve tempo para acionar o Samu, que continuou o atendimento e encaminhou o paciente, identificado como R. A. T., para o hospital.
A equipe responsável pelo salvamento era composta pelo GM Pelicioli, GM Melchioretto e GM Souza. A lojista Karina deu seu depoimento, registrado em vídeo, falando da ação e da importância do socorro prestado.
Mais tarde, ao tomar conhecimento e assistir ao vídeo, o prefeito Beto Lunitti encaminhou ao Comando da Guarda Municipal os cumprimentos aos três agentes. Ele aproveitou também para se dirigir a todos da corporação, elogiando o trabalho que fazem. “Isso não tem preço. É uma coisa espetacular e mostra que vocês estão ligados a tudo que acontece no entorno”. Lunitti se mostrou muito feliz com o salvamento e otimista quanto ao trabalho da GM. “Vocês salvaram uma vida. Essa ação de vocês tem louvores! Parabéns, e continuem firmes! Tudo o que eu puder contribuir como prefeito, eu vou fazer para a Guarda Municipal.”
>> Veja também: Com boa recuperação, idoso salvo por guardas municipais em Toledo recebe visita no hospital
Assista no vídeo abaixo, o depoimento da mulher que foi a primeira a tomar conhecimento do que estava acontecendo, sendo fundamental ao acionar a Guarda Municipal. A lojista também é merecedora de aplausos, pois teve bom discernimento e agiu rápido.