Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Rampa literária transforma campus da Unioeste de Toledo em espaço de arte e reflexão

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Divulgação

Um trecho do cotidiano universitário agora convida à pausa, ao olhar atento e à reflexão. A rampa de acesso ao bloco de salas de aula do Bloco D3 da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, foi transformada em um percurso poético graças à iniciativa do Clube de Poesia de Toledo. A proposta, batizada de “Rampa Literária”, inscreveu poemas diretamente na estrutura de concreto, criando um espaço de diálogo entre arte e educação.

A ideia surgiu de encontros regulares do Clube de Poesia, que reúne estudantes, servidores e membros da comunidade externa interessados em literatura e escrita criativa. Inspirados por movimentos de arte urbana e pelo desejo de tornar a poesia mais acessível, os integrantes propuseram a intervenção como uma forma de ocupação cultural do campus. A rampa, por onde diariamente passam dezenas de alunos, agora carrega estrofes que provocam sentidos, evocam sentimentos e reacendem o interesse pela leitura.

“As pessoas estão acostumadas com um espírito científico e podem acabar esquecendo-se das emoções, é nessa questão que a poesia entra, trazendo esse caráter mais sensível e emocional, um jeito diferenciado de olhar o mundo, sendo um presente do clube de poesia para a Unioeste”, afirma a artista plástica e professora Edy Braun. Segundo ela, os poemas foram escolhidos por cada integrante do projeto, valorizando as produções dos próprios membros do clube.

Foto: Divulgação

“A rampa literária é mais do que uma intervenção artística: ela é um gesto de afeto, memória e pertencimento. Ter esse espaço no nosso campus, criado pelo clube de poesia da artista Edy Braun — professora aposentada e ex-aluna da Unioeste — é motivo de orgulho e emoção. A rampa transforma o cotidiano em poesia, convida ao olhar sensível e conecta diferentes gerações da nossa comunidade acadêmica. É também uma homenagem viva à trajetória da Edy e seus colaboradores, que continuam a nos inspirar com sua arte e compromisso com a educação pública”, disse a diretora do campus, Profa. Dra. Patricia Sala Battisti.

Além de embelezar o espaço físico, o projeto também tem desdobramentos pedagógicos. Com o sucesso da ação, o clube de poesia de Toledo planeja ampliar a proposta. A ideia é transformar outros espaços da Universidade em suportes para poesia e arte visual.

Foto: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unioeste

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real