Foto: Reprodução

O Município de Toledo recebeu recursos do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PR) para realizar ações de prevenção ao uso, abuso e transição à dependência de álcool e outras drogas, para crianças, adolescentes e suas famílias.

Os recursos foram viabilizados por meio da Deliberação 109/2017 criada pelo CEDCA em 2017, que objetiva o incentivo financeiro para implementação e fortalecimento de ações e estratégias de prevenção ao uso, abuso e transição à dependência de álcool e outras drogas, para crianças, adolescentes e suas famílias.

A Deliberação propõe o repasse de R$126.205,00 disponibilizado pelo Fundo Estadual para Infância e Adolescência (FIA PR) aos municípios que enviassem um projeto objetivando ações com esta temática e ao público específico.

Para garantir o acesso aos recursos, em meados de 2017 o município de Toledo criou uma comissão intersetorial, formada por representantes das três secretarias que deveriam estar envolvidas na criação do projeto (Saúde, Assistência Social e Educação).

“Após diversas transições, prazos, exigências e revisões sugeridas, o município de Toledo recebeu, finalmente, este valor para aplicação em seu território conforme descrito no Plano de Ações. O valor poderá ser aplicado em diversas atividades já existentes nos serviços e ainda auxiliar em novos projetos e atividades destinadas à prevenção ao uso e abuso de substâncias químicas”, explica a Diretora do Departamento da Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) e vice-presidente do CMDCA, Cinthia Regina Brun.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação