Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quem são os candidatos às presidências da Câmara e do Senado

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Agência Senado

Congresso Nacional
Congresso Nacional/ crédito fotos CBN. fotos crédito CNN

A corrida pelo comando da Câmara e do Senado tomou forma a partir deste domingo (6), quando o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os atuais presidentes, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, não poderão se reeleger.

Com Maia e Alcolumbre, que seriam fortes candidatos, fora da disputa, multiplicam-se os nomes de possíveis postulantes ao cargo. Alguns já colocados em público, outros ainda especulados nos bastidores.PUBLICIDADE

São dez deputados federais e nove senadores, mas daqui até o começo de fevereiro, quando a votação deve ocorrer, outros ainda podem surgir. Articulações também tendem a acontecer, afunilando os nomes colocados em um número menor de candidaturas.

Saiba quem são os mais cotados, qual é a trajetória de cada um e os contornos de cada candidatura.

Câmara

Aguinaldo Ribeiro (PP-PB)

Deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) durante sessão sobre reforma tributária
Deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) durante sessão sobre reforma tributária (11.ago.2019)

Aguinaldo Ribeiro é deputado federal pelo Progressistas (PP) da Paraíba, estando no terceiro mandato. Antes, foi duas vezes deputado estadual na Paraíba. É filiado ao PP desde 1995.

Ribeiro ocupa a influente posição de líder da Maioria na Câmara e é relator de um dos principais projetos em tramitação no Congresso, a Reforma Tributária.

É considerado próximo ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e já participou dos dois últimos governos. Entre 2012 e 2014, foi ministro das Cidades, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Entre 2017 e 2018, foi líder do governo Michel Temer (MDB) na Câmara dos Deputados.

Arthur Lira (PP-AL)

Arthur Lira, deputado federal pelo Progressista de Alagoas em entrevista para a
Arthur Lira, deputado federal pelo Progressista de Alagoas em entrevista para a CNN (03.jun.2020)

Arthur Lira é deputado federal pelo Progressistas (PP) de Alagoas, estando no terceiro mandato. Antes, foi três vezes deputado estadual de Alagoas e duas vezes vereador em Maceió (AL). É filiado ao PP desde 2009, tendo passado por PFL, PSDB, PTB e PMN.

Lira é o líder do maior bloco da Câmara dos Deputados, formado por PP, PL, PSD, Solidariedade e Avante, que totaliza 135 parlamentares.

É considerado o candidato a ser apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Arthur Lira foi um dos articuladores da aproximação dos partidos do chamado “Centrão” com o Palácio do Planalto.

Baleia Rossi (MDB-SP)

O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP)
O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP)

Baleia Rossi é deputado federal pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de São Paulo, estando no segundo mandato. Antes, foi três vezes deputado estadual de São Paulo e três vezes vereador de Ribeirão Preto (SP). É filiado ao MDB desde 1992.

Rossi é o líder do MDB na Câmara dos Deputados, a segunda maior bancada individual da Casa, atrás apenas do PT. É o autor da PEC da reforma tributária que tramita na Câmara.

Baleia Rossi é o atual presidente nacional do MDB. Seu partido tem atuado, na Câmara, em aliança principalmente com o DEM e o PSDB.

Capitão Augusto (PL-SP)

Capitão Augusto
O deputado Capitão Augusto (PL-SP)

José Augusto Rosa, o Capitão Augusto, é deputado federal pelo Partido Liberal (PL) de São Paulo, estando no segundo mandato.

Rosa é filiado desde 2014 ao PL, que então se chamava PR, e exerce na Câmara seu primeiro cargo público.

Capitão Augusto é o coordenador da chamada “bancada da bala”, nome pelo qual é conhecida a Frente Parlamentar da Segurança Pública. Ele está licenciado do posto de policial militar do Estado de São Paulo.

Elmar Nascimento (DEM-BA)

O líder do DEM na Câmara,  Elmar Nascimento (BA),  testou positivo para Covid-19
O deputado Elmar Nascimento (DEM-BA)

Elmar Nascimento é deputado federal pelo Democratas (DEM) da Bahia, estando no segundo mandato.

Antes, foi três vezes deputado estadual da Bahia e três vezes vereador de Campo Formoso (BA). Elmar é filiado ao DEM desde 2013, tendo passado antes por PL/PR.

Nascimento é visto como um nome próximo ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Neste ano, esteve envolvido em uma espécie de “prévia” da disputa pelo comando da Casa.

Ele foi eleito presidente da Comissão Mista do Orçamento (CMO) derrotando Flávia Arruda (PL-DF), candidata do possível adversário Arthur Lira.

Fábio Ramalho (MDB-MG)

Fábio Ramalho
O deputado Fábio Ramalho (MDB-MG)

Fábio Ramalho é deputado federal pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Minas Gerais, estando atualmente no seu quarto mandato.

Antes, foi prefeito de Malacacheta (MG). Ramalho é filiado ao MDB desde 2016, tendo sido de PTB, PFL, PV e PMB.

Ramalho foi eleito 1º vice-presidente da Câmara em 2017, derrotando colegas de partido que eram favoritos, Osmar Serraglio (PR) e Lúcio Vieira Lima (BA).

Em 2019, ele tendou a Presidência da Casa contra Rodrigo Maia, mas não foi eleito.

Fernando Coelho Filho (DEM-PE)

Fernando Coelho Filho
O deputado Fernando Coelho Filho (DEM-PE)

Fernando Coelho Filho é deputado federal pelo Democratas (DEM) de Pernambuco, estando atualmente no seu quarto mandato.

É filiado ao DEM desde 2018. Antes, foi filiado ao PSB e ao MDB.

Coelho é filho do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), líder do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) no Senado Federal. Entre 2016 e 2018, Fernando Filho foi ministro de Minas e Energia do governo Michel Temer (MDB).

Luciano Bivar (PSL-PE)

Reprodução/CNN (26.jun.2020)
O deputado Luciano Bivar (PSL-PE)

Luciano Bivar é deputado federal pelo Partido Social Liberal (PSL) de Pernambuco, estando atualmente em seu terceiro mandato não-consecutivo. É fundador e filiado ao PSL desde 1997. Antes, foi filiado ao PL.

Bivar é o atual 2º vice-presidente da Câmara dos Deputados. Em 2018, ficou conhecido por ter aberto as portas do PSL, partido do qual é presidente nacional, para a candidatura de Jair Bolsonaro a presidente da República.

Luciano Bivar se aproximou do grupo do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Essa aproximação se intensificou depois que o presidente Jair Bolsonaro deixou o PSL. Luciano Bivar é ex-presidente do Sport Clube do Recife.

Marcos Pereira (Republicanos-SP)

O deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP)
O deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP)

Marcos Pereira é deputado federal pelo Republicanos de São Paulo, estando atualmente em seu primeiro mandato. Ele é o presidente nacional do Republicanos.

Pereira é o atual 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados. Entre 2016 e 2018, foi ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do governo Michel Temer (MDB). É bispo licenciado da Igreja Universal.

Senado

Antonio Anastasia (PSD-MG)

Antonio Anastasia
O senador Antonio Anastasia (PSD-MG)

Antonio Anastasia é senador de Minas Gerais pelo Partido Social Democrático (PSD), estando atualmente em seu primeiro mandato. Antes, foi vice-governador e governador de Minas Gerais. É filiado ao PSD desde 2020, tendo sido antes do PSDB.

Anastasia é o atual 1º vice-presidente do Senado. Em seu mandato, o senador foi o relator do processo de impeachment que levou à cassação da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016.

Eduardo Braga (MDB-AM)

Líder do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), senador Eduardo Braga
Líder do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), senador Eduardo Braga

Eduardo Braga é senador do Amazonas pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), estando atualmente em seu segundo mandato.

É filiado ao PMDB/MDB desde 2004, tendo antes passado por PDS/PPR/PPB (versões antigas do atual PP) e pelo PPS, atual Cidadania.

Braga foi deputado estadual, federal, vice-prefeito, prefeito de Manaus e duas vezes governador do Amazonas. Entre 2015 e 2016, ele foi ministro de Minas e Energia do governo Dilma Rousseff (PT).

Ele é líder do MDB e da Maioria no Senado.

Eduardo Gomes (MDB-TO)

O senador Eduardo Gomes (MDB-TO)
O senador Eduardo Gomes (MDB-TO)

Eduardo Gomes é senador de Tocantins pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), estando atualmente em seu primeiro mandato.

Antes, foi três vezes deputado federal e três vezes vereador de Palmas (TO). É filiado ao MDB desde 2019, tendo passado antes por PSB, PSDB e Solidariedade.

Gomes é o líder do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Congresso Nacional.

Fernando Bezerra (MDB-PE)

Senador Fernando Bezerra (MDB-PE), líder do governo no senado, durante Comissão
Senador Fernando Bezerra (MDB-PE)

Fernando Bezerra Coelho é senador de Pernambuco pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), estando atualmente em seu primeiro mandato.

Antes, foi deputado estadual, deputado federal e três vezes prefeito de Petrolina (PE). É filiado ao MDB desde 2017, tendo passado antes por PDS (atual PP), PFL (atual DEM), PPS (atual Cidadania) e PSB.

Fernando Bezerra foi ministro da Integração Nacional entre 2011 e 2013, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). É o atual líder do governo Jair Bolsonaro (sem partido) no Senado Federal.

Major Olímpio (PSL-SP)

Major Olímpio
Senador Major Olímpio (PSL-SP), líder do partido no Senado

Sérgio Olímpio Gomes, conhecido como Major Olímpio, é senador de São Paulo pelo Partido Social Liberal (PSL), estando atualmente em seu primeiro mandato. 

Antes, foi duas vezes deputado estadual e uma vez deputado federal. É filiado ao PSL desde 2018, tendo passado por PV, PDT e PMB. 

Major Olímpio é o líder do PSL no Senado Federal.

Márcio Bittar (MDB-AC)

senador Márcio Bittar (MDB-AC)
O senador Márcio Bittar (MDB-AC)

Márcio Bittar é senador do Acre pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), estando atualmente em seu primeiro mandato.

Antes, foi deputado estadual e deputado federal. É filiado ao MDB desde 2017, tendo passado antes por PPS (atual Cidadania) e pelo PSDB.

Bittar é o relator do orçamento de 2021 no Congresso Nacional e é visto como um nome próximo ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Nelsinho Trad (PSD-MS)

Nelsinho Trad
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS)

Nelson Trad Filho, conhecido como Nelsinho Trad, é senador do Mato Grosso do Sul pelo Partido Social Democrático (PSD), estando atualmente em seu primeiro mandato.

Antes, foi deputado estadual, vereador e prefeito de Campo Grande (MS). É filiado ao PSD desde 2019, tendo passado por PTB e pelo PMDB (atual MDB). Nelsinho é primo do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM).

Otto Alencar (PSD-BA)

Otto Alencar
O senador Otto Alencar (PSD-BA)

Otto Alencar é senador da Bahia pelo Partido Social Democrático (PSD), estando atualmente em seu primeiro mandato.

Antes, foi deputado estadual, governador e vice-governador da Bahia. É filiado ao PSD desde 2011, tendo pertencido antes ao PTB, PL, DEM e PP.

É o líder do PSD no Senado Federal.

Renan Calheiros (MDB-AL)

Senador Renan Calheiros (MDB-AL) em entrevista para a CNN (08.set.2020)
Senador Renan Calheiros (MDB-AL)

Renan Calheiros é senador de Alagoas pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), estando atualmente em seu quarto mandato.

Antes, foi deputado estadual, deputado federal e ministro da Justiça do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). 

Renan já foi três vezes presidente do Senado e é pai do governador de Alagoas, Renan Filho (MDB).

Simone Tebet (MDB-MS)

A senadora Simone Tebet (MDB-MS)
A senadora Simone Tebet (MDB-MS)

Simone Tebet é senadora do Mato Grosso do Sul pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), estando atualmente em seu primeiro mandato.

Antes, foi vice-governadora do Mato Grosso do Sul e prefeita de Três Lagoas (MS). É a atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. 

Simone Tebet é filha do ex-presidente do Senado Ramez Tebet. Fonte: Guilherme Venaglia, da CNN, em São Paulo

(Com informações dos analistas da CNN Basília Rodrigues, Caio Junqueira, Igor Gadelha e Thaís Arbex)

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real