Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Queijos finos do Biopark conquistam medalhas na 2ª edição do Prêmio Queijos do Paraná 2025

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Divulgação

Foram 477 queijos inscritos, 65 medalhas – destes, 5 são de tecnologia do Projeto Queijos Finos do Biopark

A produção de queijos finos do Oeste do Paraná mais uma vez ganha destaque no cenário estadual. Durante o Prêmio Queijos do Paraná, em sua 2ª edição, realizado nos dias 29 e 30 de maio, no Museu Oscar Neimeyer (MON), em Curitiba, os queijos desenvolvidos no Projeto Queijos Finos do Biopark foram premiados entre os melhores do estado. A premiação, que reuniu centenas de produtores, com 477 queijos inscritos e contou com jurados especializados, reconheceu a excelência de 65 queijos produzidos no estado do Paraná, destes cinco são de tecnologia do Projeto Queijos Finos do Biopark.

Na categoria ouro, foram concedidas 15 medalhas, uma delas para o Projeto Queijos Finos com o queijo Abondance, da produtora Elis. Na categoria prata, 20 medalhas foram entregues, com destaque para uma delas com tecnologia do projeto com o queijo Luar, dos Queijos Stein. Já na categoria bronze, 30 medalhas foram distribuídas, com três produtos premiados que incorporam tecnologias desenvolvidas em parceria com o Biopark, com os queijos: Jack Joss, do Sítio Della Pasqua e queijos Tipo Neufchatel e Tipo Saint Marcellin, da Flor da Terra.

Além das conquistas dos queijos desenvolvidos com o apoio técnico e científico do Biopark, nove produtores parceiros que participaram com receitas próprias – elaboradas fora do escopo direto do projeto – também foram medalhistas. O resultado reafirma o impacto positivo do trabalho em rede, que fortalece a cadeia produtiva do leite e fomenta o protagonismo dos pequenos e médios produtores locais.

O apoio do Biopark junto ao Sistema FAEP/SENAR-PR também contribuiu significativamente para que os produtores participassem da premiação, tanto na preparação dos produtos quanto na divulgação local do concurso. O Biopark esteve ao lado dos produtores desde a inscrição até o envio dos queijos, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento regional.

Entre os destaques desta edição está o ouro da Produtos Elis. A produtora Elis Carla Colombi compartilhou a emoção e o significado da conquista, “o queijo Abondance é ouro! Ele expressa abundância em todos os sentidos: sabor intenso, textura cremosa e aromas marcantes. Essa conquista representa muito para os Produtos Elis — é motivo de orgulho, por valorizar a agricultura familiar e abrir novas oportunidades de negócio. Já havíamos conquistado o Super Ouro em 2023 com o Tomme Negro do Oeste, e agora celebramos mais um resultado graças ao apoio do Projeto Queijos Finos do Biopark. Participar do projeto nos dá segurança e foco na excelência. Mesmo com uma produção ainda pequena, esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo.”

Kennidy De Bortoli, pesquisador no setor PD&I, no laboratório de queijos finos, do Biopark Educação, os prêmios vai além do reconhecimento técnico, “cada medalha conquistada representa um avanço no nosso propósito de tornar o oeste paranaense reconhecido pela sua produção queijeira de alta qualidade. Os queijos premiados são resultado de um trabalho colaborativo que alia ciência, tradição e inovação. Este reconhecimento fortalece produtores, valoriza o nosso território e mostra que é possível transformar conhecimento em oportunidades reais”.

Os queijos premiados poderão agora utilizar o selo oficial da medalha nas embalagens e materiais de divulgação, agregando valor comercial e reconhecimento da qualidade dos produtos. Além disso, um diferencial sobre o prêmio, os produtores recebem um relatório técnico com pontos de possíveis melhorias sensoriais para os queijos avaliados, visando o aprimoramento contínuo da produção.

A segunda edição é organizada pelo comitê gestor do Prêmio Queijos do Paraná, formado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Sebrae-PR e o Sindileite-PR.

Somando essas 5 novas medalhas às tecnologias do projeto, são um total de 118 medalhas, desde 2022, o que representa um resultado direto da articulação entre pesquisa, inovação e tradição que sustenta o projeto. As premiações de competições de âmbito Regional, Nacional e Internacional reforçam o potencial das tecnologias em desenvolvimento e o papel estratégico da ciência na valorização dos queijos finos brasileiros.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Biopark

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2786 – 24/06/2025

Cotações em tempo real