Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Queijos de Toledo brilham no Mundial da Suíça e conquistam duas pratas e um bronze

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: divulgação

Os queijos produzidos em Toledo, no Laboratório de Queijos Finos do Biopark Educação, se destacaram no World Cheese Awards 2025, maior concurso de queijos do mundo, realizado entre 13 e 15 de novembro em Berna, na Suíça. Entre mais de 5 mil concorrentes de 50 países, os produtos toledanos conquistaram duas medalhas de prata e um bronze, mostrando a força da cidade na produção de queijos de alto padrão.

O Abaporu, queijo de massa mole de leite de vaca com casca lavada e maturação de mais de 30 dias, ficou a um passo do topo do pódio. Destacou-se pela mistura complexa e adocicada de baunilha, amêndoa, caramelo e especiarias como canela e cravo, com toques amadeirados e balsâmicos. O produto estreou em setembro no Mondial du Fromage, na França, conquistando medalha de ouro, e será em breve comercializado pela queijaria Flor da Terra, de Toledo.

O Saint Marcellin, inspirado nos clássicos queijos franceses, também conquistou a prata, com textura macia, cremosa e sabor amanteigado, com nuances de cogumelos frescos e ervas. Já havia sido eleito um dos dez melhores queijos do Brasil em 2023 e é comercializado pela mesma queijaria.

O bronze ficou com o inédito Garoa Tropical, que utiliza enzimas cítricas na coagulação, resultando em sabor único e textura diferenciada, reforçando a inovação da produção local.

Foto: divulgação

Para o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes, os resultados mostram o impacto das políticas públicas na valorização da produção paranaense.

“Somos o Estado mais sustentável do Brasil e temos o melhor leite, que produz os melhores queijos. Além disso, contamos com produtores engajados nesse ciclo da gastronomia nos produtos do Paraná”, afirmou.

Projeto vitorioso – Os resultados reforçam o projeto do Biopark Educação, que há seis anos transforma o leite de pequenos e médios produtores de Toledo em queijos de alto valor agregado. A iniciativa já rendeu 72 premiações nacionais e internacionais e oferece consultorias completas aos produtores, desde análise do leite até identidade visual, rotulagem e acesso ao mercado.

O projeto é resultado da parceria entre Biopark, Biopark Educação, IDR-PR, Sebrae/PR, Sistema Faep/Senar e Prefeitura de Toledo, consolidando uma rede colaborativa que promove inovação, qualificação técnica e valorização da produção local. Por meio dela, a cadeia leiteira de Toledo se diferencia no mercado, valorizando o terroir e possibilitando acesso a certificações como SIM, Susaf e Sisbi.

Com diagnósticos técnicos personalizados, cada produtor recebe indicações de tecnologia queijeira de acordo com as características do leite. A diversidade é prioridade, estimulando um ecossistema competitivo e a formação de uma Rota de Queijos Finos em Toledo e região.

Foto: divulgação

Fonte: AEN

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2799 – 15/11/2025

Cotações em tempo real