Imagem de ofício encaminhado pela Amop a deputado federal com demanda dos Municípios da região.

“Devido à grandequeda de repasse de recursos pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM), pelo ICMS, as receitas correntes líquidas dos Municípios caíram, e nós assumimos cada vez mais compromissos com a população através dos serviços”. Assim se manifestou Beto Lunitti, presidente da AMOP.

Com essa queda de receita e ampliação dos custos da máquina, os Municípios do Oeste do Paraná se juntam ao Movimento da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para explicitar aquilo que é um problema que temos em 2023: a realização dos orçamentos previstos para este ano, não está se concretizando.

Veja matéria completa em AMOP lança manifesto de apoio e reivindicação para que haja recomposição nos valores previstos em orçamentos.

Paranhos cancela desfile

Enquanto Cascavel segue orientação da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e cancela o desfile de 7 de Setembro para evitar gastos e repudiar os cortes do FPM, Toledo toma emprestado R$ 50 milhões e projeta gastar R$ 680 mil com roda gigante.

A morte das incubadoras de Toledo”

Assim se pronunciou o vereador Professor Oseias Soares (PP) na tribuna, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal da última segunda-feira, acusando o atual secretário do Agronegócio e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo, de promover o “enterro” das incubadoras de Toledo.

“A morte das incubadoras de Toledo” I

Meu caro vereador Professor Oseias, qual é a surpresa? Você não foi convidado para o enterro? Se esqueceu que as instalações dessas ‘incubadoras’ foram destinadas a outras secretarias que geram muitos empregos (hic) públicos?

“A morte das incubadoras de Toledo” II

Você já sabia que na visão do atual secretário, o Biopark e a UTFPR agora são extensões da prefeitura responsáveis por essa “in-tubação”? Isso se chama eficiência, meu caro vereador. Por essa razão as pesquisas dão mais de 35% de aprovação para a continuidade da atual gestão e apontam 93% de transparência. Também por essa razão, o secretário quer ser candidato a vice-prefeito.

“A morte das incubadoras de Toledo” III

Ah, sobre aquele ‘aparte’ feito pelo vereador Polasso, quando da fala do professor Oseias, será que ele se referiu a senha de um celular arrancado da mão de um cidadão de forma bem carinhosa?  Me explique, nobre edil, a que você se referiu, por favor.

Dos leitores

Boa noite! Como faço para sugerir uma reportagem? Na verdade, trata-se de uma denúncia.

Desde dezembro, em frente à minha casa está aberto um buraco gigante, pelo Premen. E nós sabemos que eles têm verba para fechar e também para revitalização da calçada, mas o diretor não está fazendo isto. 😳

Informações complementares

A cerca de arame do Premen, situada na Rua Augusto Formighieri, é problema antigo. Há tempos está estragada. Mato crescendo dentro do terreno, invadindo a calçada. Lixo sempre acumulando. Resto de material e terra. A calçada nesse trecho está toda danificada e os galhos das árvores de dentro do pátio invadem a calçada.

Agora eles fizeram um buraco que está aberto desde o mês dezembro do ano passado e nem há sinal de quando pretendem consertar. Acho que ele coleta água do telhado do colégio. Além disso, fizeram a galeria até a calçada e não ligaram na galeria da rua. Aí quando chove, transborda por cima da calçada, indo para a rua.