Foto: Ascom/Pref. de Quatro Pontes

Considerando a investigação de casos suspeitos de meningite C em Quatro Pontes, com a confirmação de três casos, o que caracteriza surto, ação de vacinação foi iniciada pela Secretaria de Saúde no último sábado (08), tendo continuidade durante essa semana, a fim de imunizar 3.100 pessoas contra a doença. 

A recomendação é da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), conforme memorando enviado na última sexta-feira (07) à 20ª Regional de Saúde de Toledo, à qual o município quatropontense pertence. A vacinação para a contenção do surto engloba público-alvo seletivo, sendo crianças até dez anos e trabalhadores da saúde com a meningocócica C (conjugada), população de 11 a 25 anos com a meningocócica ACWY, população de 50 a 69 anos com a meningocócica C (conjugada) e a população específica contemplada pelo Centro de Imunobiológicos Especiais (CRIE).

Os quatropontenses devem procurar a Sala de Vacinas, no Centro de Saúde, de hoje (10) até sexta-feira (14), no horário das 08 ao meio-dia e das 13h30 às 19 horas, devendo apresentar a carteira de vacinação, CPF e Cartão SUS. 

Busca Ativa

O memorando da SESA enfatiza a importância de ações de busca ativa da população não vacinada e incentivo à vacinação de crianças até dez anos e adolescentes nos municípios circunvizinhos, com o intuito de prevenir o aumento dos casos e surtos, especialmente no inverno quando ocorrem mais aglomerações em locais fechados.

A doença meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo), sendo uma doença aguda, geralmente endêmica, que pode ocorrer sob a forma de epidemia. A transmissão ocorre pelo contato direto através das vias aéreas por meio das secreções respiratórias de pessoas infectadas. O período de incubação pode variar de dois a dez dias. Os sintomas mais frequentes compreendem febre, náuseas/vômitos, letargia, irritabilidade, recusa alimentar, cefaleia, rigidez de nuca, convulsão, petéquias, sinais hemorrágicos e alteração do estado mental. As crianças menores de nove meses podem apresentar irritabilidade ou abaulamento da fontanela.

As medidas de prevenção e controle da doença englobam ventilação dos ambientes, lavagem das mãos, evitar compartilhamento de copos e talheres (fômites), manutenção dos cuidados de higiene e etiqueta respiratória. Em caso de apresentar tais sintomas ou dúvidas, a população de Quatro Pontes deve procurar o Centro de Saúde.

Fonte: Ascom/Pref. de Quatro Pontes