Comprar ou vender pela internet: nos últimos meses essas duas ações se tornaram ainda mais fortes, afinal, muitas lojas físicas passaram a usar o mundo virtual para manter o lucro dos negócios. Apesar do número alto de vendas online, alguns passos são fundamentais para que a jornada do cliente seja excelente. 

Atualmente, o frete é um dos pontos principais para um e-commerce, afinal ele faz parte da experiência de compra. Segundo a pesquisa do Ecommerce Trends, 97,3% das pessoas entrevistadas declaram que já abandonaram um carrinho de compras e o motivo está no valor do frete. Outro fator que faz com que 40% dos entrevistados desistam, está no prazo de entrega dos produtos. 

“É por isso que a gestão de frete no e-commerce é tão importante. Não basta apenas ter uma loja com processos de compra rápidos e fáceis, se, por outro lado o cliente não consegue se sentir satisfeito com a entrega”, explica Éder Medeiros – CEO do Melhor Envio.  Hoje, é possível encontrar alternativas de otimização e gerenciamento de fretes, dessa forma, as ferramentas têm como função reformular a logística de forma rápida e eficiente. A startup Melhor Envio (www.melhorenvio.com.br), trabalha neste setor e ajuda empreendedores a otimizarem tempo, ganharem competitividade com fretes mais baratos, com facilidade de diversas integrações e rastreios automatizados. 

Por isso, o especialista em fretes, Éder Medeiros, preparou uma lista com estratégias para manter a rotina da sua loja virtual. 

Aposte em um planejamento 

Fique atento às demandas do mercado, datas sazonais sempre rendem maiores buscas por entrega. Por isso, esteja sempre preparado para problemas como a alta demanda de pedidos. Neste momento, as atenções devem se direcionar para o gerenciamento de envios e postagens. 

Cálculo de frete 

O primeiro passo é entender como funciona o cálculo de frete, para isso você precisará compreender com precisão os dados de origem, destino e dimensões do pacote. Na plataforma Melhor Envio, é possível utilizar a calculadora de fretes, onde o cliente consegue inserir o tamanho do pacote, peso e destinatário. Dessa forma, em apenas poucos segundos, uma tabela será disponibilizada com valores e os diversos meios de envio, facilitando ao lojista a escolha do melhor caminho para suas encomendas. 

Alternativa de fretes

“Uma estratégia que todo o lojista deve investir é contar com um mix de alternativas de frete. Esta tática ajuda a evitar transtornos caso o único agente logístico que você use venha a paralisar as atividades”, orienta o especialista. Além disso, ao aumentar suas opções de serviços à disposição, fica mais fácil comparar preços e prazos para cada tipo de entrega.

Logística Reversa

Os consumidores de e-commerce têm o direito de desistir da compra em até sete dias após o recebimento do produto. Portanto, o lojista precisa estar preparado para possíveis trocas ou devoluções. Para lidar com essa situação, é preciso oferecer a logística reversa, que consiste no retorno do produto do endereço do cliente para o local do lojista. O uso da logística reversa  facilitará processos de substituição ou devolução de mercadorias, possibilitando economia de tempo. Oferecer esse serviço demonstrará como a empresa se preocupa em disponibilizar alternativas para possíveis problemas do cliente.