Progressistas se coçando?

Na manhã dessa sexta-feira, minha penosa e fétida ave “URUBU-LEGISLATIVO” estava agitada em uma das marquises do prédio da prefeitura. Acontece que ela viu todos os “mandantes” do Progressistas reunidos em uma sala e deduziu que decidiram o nome que irá concorrer a cadeira do Lucio. Quem sabe, seja o do próprio Lucio, que sem “sombras de dúvidas” é o único dentro da sigla (com todo o respeito ao nome Dilceu – futuro ministro) que está em condições de voltar ocupar a mesma cadeira por mais quatro anos.

Patriotas também definiu nome

Depois que o PSD anunciou o nome do Marcos Zanetti como seu pré-candidato a prefeito, outros partidos também saíram da “toca”.  Progressistas sem mexendo, e agora o Patriotas, que se reuniu nesta quinta-feira com os membros do diretório municipal acompanhados dos vereadores Airton Savello e Leandro Moura, e os componentes da chapa de candidatos ao cargo de vereadores.

Patriotas também definiu nome I

Por unanimidade, o grupo entende que o partido para crescer precisa disputar eleição e lançaram o nome de Lourival Neves Junior como seu pré-candidato a prefeito.  Junior agradeceu a confiança dos companheiros e se colocou à disposição para ampliar a conversação com demais partidos, oferecendo a vaga de vice-prefeito para composição de um governo com fundamento na gestão.

PT já definiu

O ex-deputado estadual Elton Carlos Welter, que estava na lida da roça, como ele diz, também saiu da “toca”. No último dia 12, assim se manifestou direto do local de seu trabalho:  Amigos e amigas, hoje venho até vocês como pré-candidato à Prefeitura da nossa querida cidade de Toledo! A partir de agora estarei mais presente nas redes sociais, para que possamos dialogar e construir projetos de forma participativa! Conto com o engajamento e apoio de todos e todas!

Os demais

Apesar de ja sabermos que Beto Lunitti está na estrada há muitos dias, só falta mesmo sua confirmação pública de que realmente vai a disputa. Já o tal “piá-pançudo” está tipo “avestrus” uma hora com a cabeça dentro, outra fora. O Republicandos, confirmou aqui na Gazeta que Beto das casas das Pistolas será o candidato a prefeito e o DEM, agora que largou a liderança do governo na câmara, talvez venha se manifestar em breve já que o mesmo dispõe de bons nomes a majoritária. Sobre PSC-PDT-PSB- e, demais, estamos agaurdando as confirmações.

O que a Lei eleitoral proíbe aos pré-candidatos?

Desde o dia 15 de agosto, está em vigor a Lei eleitoral, que proíbe ocupantes de cargos públicos e de postulantes a candidaturas de participarem de eventos públicos e inaugurações de obras, para que não haja desigualdade de oportunidades entre candidatos.

O que a Lei eleitoral proíbe aos pré-candidatos? I

Uma das determinações é que fica proibido aos futuros candidatos a participação em inaugurações de obras públicas, sejam eles políticos sem mandato ou aqueles que irão tentar a reeleição para prefeito ou vereador. Inclusive, é proibido a participação também em vídeo-eventos e transmissões ao vivo de agendas de inaugurações.

O que a Lei eleitoral proíbe aos pré-candidatos? II

Como todos viram nas redes sociais, a visita do Presidente Bolsonaro a Itaipu Binacional já ocasiona dúvidas em torno de dois pretensos candidatos de Toledo, José Carlos Schiavinatto e Simone Sponholz, que lá estavam tipo papagaios de pirata. Um diz estar fiscalizando e outra, se declarando.

O que a Lei eleitoral proíbe aos pré-candidatos? III

Para os entendidos, tudo é uma questão de “interpretação” da Lei também, até mesmo porque ela restringe a participação nas “inaugurações” das obras, mas permite que o candidato participe, desde que não fique evidenciado o “pedir votos”, implicitamente ou explicitamente.

Fim dos pedágios no Paraná tem dia definido

A partir dos dias 26 e 27 de novembro de 2021 não será mais cobrado pedágios nas rodovias federais do Paraná. O govenador Ratinho Junior afirmou que não serão renovados os contratos e a administração volta para a União, que poderá abrir novas concessões e administração.