O Câmpus Toledo da PUCPR recebeu os estudantes do 3º ano do Colégio Estadual Galdino de Lima para uma vivência acadêmica especialmente desenvolvida pelos cursos de Administração e Engenharia de Produção. A iniciativa teve como objetivo ampliar o entendimento dos jovens sobre os campos de atuação dessas áreas, aproximando-os de situações reais de aprendizagem e do ambiente universitário.
Durante a programação, os estudantes participaram de atividades que estimularam a análise crítica, a tomada de decisão, a colaboração e a capacidade de resolver problemas. A experiência com óculos de realidade virtual proporcionou uma imersão em cenários profissionais envolvendo inovação, tecnologia e processos produtivos, despertando interesse pelos desafios contemporâneos enfrentados por organizações de diversos setores.
Na sequência, o grupo foi convidado a participar de uma dinâmica acadêmica que simulou desafios empresariais reais. A proposta permitiu que os estudantes vivenciassem como administradores e engenheiros de produção analisam dados, identificam soluções, estruturam processos e conduzem decisões estratégicas. A correção dialogada consolidou o aprendizado, demonstrando a integração entre teoria e prática e a aplicação direta desses conhecimentos no ambiente corporativo.
Para o coordenador dos cursos, professor Gustavo Grander, proporcionar esse tipo de vivência aos estudantes do ensino médio é fundamental para que eles façam escolhas profissionais mais conscientes:
“Quando o jovem vivencia desafios reais, ele consegue compreender o impacto que Administração e Engenharia de Produção têm no desenvolvimento de empresas e na transformação da sociedade. Essa experiência auxilia na identificação das próprias habilidades e na visualização dos caminhos possíveis para o futuro profissional.”
A ação reforça o compromisso da PUCPR Toledo com a formação integral dos jovens da região e fortalecendo o diálogo entre escola e universidade. Ao oferecer experiências práticas e orientadas, a instituição contribui para que os estudantes ampliem seu repertório sobre carreiras, reconheçam suas potencialidades e compreendam como a formação acadêmica pode abrir portas para um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, tecnológico e interdisciplinar.
Fonte: PUCPR





